Mensagem de Juan Somavia, Director-Geral do BIT por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de Dezembro
Dos 650 milhões de pessoas com deficiência, cerca de 10% da população mundial, 470 milhões estão em idade activa. Cerca de 80% vivem em países em desenvolvimento e a grande maioria vive abaixo do limiar da pobreza ou estão ocupadas em trabalhos precários. O tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência deste ano «Dignidade e Justiça para todas as pessoas» é extremamente pertinente face ao agravamento da crise económica mundial.
As pessoas com deficiência, frequentemente excluídas e marginalizadas, são particularmente vulneráveis em tempos de crise.
Este ano assinala-se, igualmente os 25 anos da adopção da Convenção (N.º 159) da OIT, sobre a readaptação profissional e o emprego de deficientes.