
Nos dias 2 e 3 de Outubro de 2006 vai realizar-se no Hotel Altis, em Lisboa, uma Conferência Mundial organizada em parceria pelo BIT (Bureau Internacional do Trabalho), pela Comissão Europeia e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, subordinada ao tema “Protecção Social e Inclusão: Convergência de Esforços numa Perspectiva Global”, situando-se no quadro do objectivo comum entre as três entidades organizadoras, de promover um "Trabalho Digno para Todos".
Contexto
A Conferência Mundial pretende sublinhar a convergência de objectivos e de esforços de vários actores locais, nacionais e internacionais para reforçar o papel da protecção social como intrumento de inclusão social no mundo, contribuindo para o objectivo mundial do «Trabalho Digno para todos».
Objectivos
O objectivo principal da Conferência é estabelecer o ponto de situação, à escala mundial, em relação aos instrumentos e às estratégias que promovem a convergência dos esforços da protecção social para atingir os objectivos mais amplos de inclusão social e daí retirar ensinamentos para o futuro.
Parcerias
A Conferência Mundial é o resultado de uma parceria entre o Bureau Internacional do Trabalho, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal e a Comissão Europeia (CE), reunidos com o objectivo comum de promover um “Trabalho Digno para Todos” e inscreve-se na vontade expressa, ao mais alto nível, pela CE e pela OIT, de aprofundar a sua cooperação nas áreas da protecção social e da inclusão.
Temas abordados
O tema central da Conferência - a convergência entre a protecção social e a inclusão social - será apresentado e discutido por oradores reconhecidos ao nível mundial pela sua contribuição de primeiro plano a favor da luta contra a exclusão social e a pobreza. Estas apresentações serão seguidas de três painéis que se centrarão sobre os seguintes temas:
Para além destes temas, serão organizadas, no quadro desta Conferência, sessões de trabalho, que permitirão ir mais longe na abordagem de algumas das questões ou de instrumentos particulares. A lista destas sessões será comunicada posteriormente.
Público alvo
A Conferência dirige-se a responsáveis pela concepção e implementação de políticas, estratégias e instrumentos de protecção e inclusão social, aos membros de centros de estudos académicos trabalhando nestas questões e a jornalistas e representantes dos media em geral, provenientes de todo o mundo.
Para mais informações visite a página da Conferência.
Para mais informações sobre os eventos paralelos da conferência por favor clique aqui
Apresentações »