20
Especial
20
11

2011: Ano de expansão do CIPS

Durante o ano de 2011, o Centro de Informação em Protecção Social (CIPS) foi registando progressivamente novos utilizadores, tendo constatado um acréscimo excepcional de mais de 200 por cento do número de visitas à plataforma em relação a 2010. Em 2011, o CIPS recebeu 29 932 visitas, o que representa uma média de 2 494 visitas mensais. Este aumento resulta do esforço contínuo do CIPS e dos pontos focais no reforço da promoção e do desenvolvimento das suas parcerias institucionais, quer ao nível nacional quer internacional, e que permitiu não só dar a conhecer o CIPS a novos públicos ligados à protecção social como assegurou a continuidade das actividades da plataforma com a qualidade e o rigor que caracterizam o Centro.

CIPS Especial 2011

Em termos de parcerias institucionais, e ao nível nacional, destaca-se a colaboração com institutos e organismos públicos responsáveis pela implementação e gestão da protecção social nos países de língua portuguesa, o que tem permitido o acesso a informação actualizada e rigorosa sobre a evolução da protecção social nestes países. Ao nível internacional, parceiros como o CIP-CI e a UNICEF Moçambique têm contribuído para a divulgação de conteúdos actuais sobre a temática da protecção social nas regiões onde desenvolvem o seu trabalho bem como em contextos mais globais.


Reconhecimento da importância do CIPS

Cips especial

O CIPS realiza periodicamente um questionário de avaliação junto dos(as) seus(as) utilizadores(as) para averiguar o seu grau de satisfação com os conteúdos disponibilizados na plataforma. Os dois inquéritos realizados durante 2011 indicaram que a grande maioria dos inquiridos considera o CIPS útil e importante para o desempenho do seu trabalho. Referem como mais-valias o acesso a dados específicos a cada país, a possibilidade de consultar informação que permite manterem-se actualizados e compreender melhor o funcionamento dos sistemas de protecção social nos vários países.

Com o intuito de corresponder às necessidades e expectativas dos(as) seus(as) utilizadores(as), o CIPS procurou assegurar a divulgação das actividades, eventos e material disponível em matéria de protecção social através da publicação de 267 notícias e 18 eventos, da divulgação de 130 publicações na Biblioteca e 43 diplomas legislativos nas páginas dos países, entre outros materiais. O CIPS também produziu e enviou para as suas listas de divulgação, seis Boletins Informativos em português e seis CIPS News em inglês, dando conta das principais notícias relativas à protecção social nos países de língua portuguesa.


Reforço das dinâmicas de colaboração com os países

O ano de 2011 destacou-se pelo crescente apoio e contributo da parte dos países através dos pontos focais e respectivas entidades públicas com responsabilidades e competências na área da protecção social, para a actualização e divulgação do CIPS. Esse contributo, feito por sete dos oito países da CPLP ao longo do ano, permitiu enriquecer o Centro com novos documentos, fotos, notícias, indicadores económicos e sociais, e diplomas legislativos, representando um incremento não apenas em termos do número países que contribuíram para o CIPS comparativamente a 2010, mas também em termos de volume e fluxo de informação.



CIPS especial

Este apoio tem sido fundamental para o desenvolvimento das actividades do Centro e para o cumprimento dos seus objectivo de divulgação de informação sobre protecção social em língua portuguesa, reforçando a troca de informação e promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre a extensão da protecção social em benefício das populações. O seu papel na divulgação do CIPS ao nível nacional tem sido igualmente fundamental, assegurando que um número cada vez maior de pessoas ligadas à protecção social tem conhecimento e acesso ao CIPS.


Votos do CIPS para 2012

CIPS Deseja


A equipa central do CIPS (Projecto STEP/Portugal, Secretariado Executivo da CPLP e OIT-Lisboa) expressa o seu agradecimento aos utilizadores do Centro e a todos os que, directa ou indirectamente, têm contribuído para o reforço da importância e do papel do CIPS na área da protecção social e da extensão da sua cobertura como forma de combate à pobreza e à exclusão social. Desejamos a todos um próspero ano de 2012 e fazemos votos que neste ano sejam alcançados grandes progressos na área da protecção social em geral e na interacção com o CIPS em particular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CIPS BOLETIM INFORMATIVO  
Para divulgação de eventos, publicações e sugestões queira enviar um email para: cardosos@ilo.org - Contamos com a sua participação! Para anular a sua subscrição contactar: guest_cips@ilo.org