VIH e Sida

Pessoas a trabalhar num laboratório
A pandemia do VIH tornou-se uma das questões mais críticas do nosso tempo no local de trabalho. Para além do seu impacto devastador nas mulheres e homens trabalhadores e suas famílias e dependentes, o VIH afeta o mundo do trabalho de muitas maneiras. O estigma e a discriminação contra pessoas que vivem com e são afetadas pelo VIH e a SIDA ameaçam os direitos fundamentais no trabalho, minando as oportunidades para as pessoas obterem trabalho digno e emprego sustentável.

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho e do Instituto de sondagens Gallup International (2021) revela a persistência do estigma e da discriminação relacionados com o VIH no mundo do trabalho.

Por todas estas razões e por estar particularmente bem posicionado para o fazer, o mundo do trabalho desempenha um papel essencial no combate a este flagelo. E, de uma forma geral, no combate a todas as desigualdades e na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Mais de 40 anos após o inicio da epidemia da SIDA, persistem elevados níveis de estigma e discriminação relacionados com o VIH, de acordo com um novo inquérito global divulgado antes do Dia Mundial da SIDA (1 de dezembro).

Mais informação no sitio global da OIT sobre este tema (em EN)