Promoção do Emprego

Fotografia de jovem mecânico

Sem emprego produtivo, alcançar os objetivos de um padrão de vida digno, da integração social e económica, da realização pessoal e do desenvolvimento social torna-se impossível. A promoção de empresas e o desenvolvimento dos recursos humanos são elementos chave na prossecução destes objetivos.

A OIT acredita que uma regulação bem concebida pode promover tanto o crescimento económico como a coesão social. Tem sido amplamente reconhecida a necessidade de uma estratégia de crescimento que gere emprego. Isto requer esforços explícitos para reforçar a ligação entre o crescimento e o emprego.

Uma ampla gama de políticas económicas e sociais afeta o ambiente de criação de emprego, tanto de maneira positiva como negativa. A forma como essas políticas são concebidas, implementadas, sequenciadas e acompanhadas de medidas específicas de emprego tem uma grande importância para a quantidade e qualidade de trabalho para as pessoas.

Com vista a soluções mais equilibradas e credíveis, todos os atores relevantes, nomeadamente os parceiros sociais e governos, devem ser envolvidos neste tipo de processos desde o início. Mas esse envolvimento tripartido não é suficiente sendo também necessária a coordenação e o diálogo dentro e entre os países e ainda coordenação internacional.

A OIT conduz investigação e análise no âmbito do emprego, promove investimento intensivo em emprego e ajuda na formulação de políticas de emprego. Promove igualmente o desenvolvimento de competências, a criação de emprego, o desenvolvimento empresarial e as cooperativas.

Mais informação no sitio global da OIT sobre este tema (em EN)

Parcerias

Instituto do Emprego e Formação Profissional