Empresas Sustentáveis

Homem segura painel solar

Na maioria dos países, as empresas privadas criam a maioria dos empregos. Isto é particularmente verdade nos países em desenvolvimento onde mais de 90% dos empregos se encontram no sector privado.

Estabelecer uma plataforma para o envolvimento da OIT com as empresas, com vista a contribuir para a sua sustentabilidade e para os objetivos da Organização constitui a denominada “Iniciativa das empresas”, uma das sete iniciativas do Centenário da OIT. O setor privado tem também um papel fundamental na formação profissional, no desenvolvimento e na criação de riqueza. Através de um processo de articulação direto e construtivo, a “Iniciativa das Empresas” visa capitalizar essa experiência. Esta Iniciativa opera em três áreas principais: i) políticas e práticas das empresas e das cadeias de abastecimento mundiais, ii) produção de conhecimento e iii) divulgação e iniciativas internacionais sobre comportamento empresarial.

A OIT envolve-se com as empresas em todos os seus objetivos estratégicos e em todas as regiões do mundo, trabalhando com pequenas e médias até às maiores multinacionais procurando uma aprendizagem bidirecional. Por um lado, a Organização melhora a sua compreensão acerca da realidade empresarial sobretudo no que diz respeito aos desafios inerentes ao trabalho digno, enquanto as empresas obtêm um conhecimento mais completo dos instrumentos e competências relevantes da OIT.

Mais informação no sitio global da OIT sobre este tema (em EN)