OIT promove formação sobre Inspeção de Embarcações de Pesca

A OIT através do Centro de Formação (CIF- OIT) vai realizar dois cursos de formação sobre a inspeção de embarcações de pesca.

Notícias | 24 de Junho de 2022
O primeiro curso “Training of inspectors of labour of labour conditions on board fishing vessels“, irá decorrer entre 5 e 23 de setembro de 2022. O curso visa dotar profissionais com competências inspetivas, formadores de inspetores, armadores de pesca, representantes das organizações de proprietários de embarcações de pesca e de pescadores, com os conhecimentos e ferramentas adequadas para promover e garantir condições de trabalho dignas a bordo de embarcações de pesca.
O segundo curso “Development and management of inspection systems of labour conditions on board fishing vessels”, decorre entre 3 de outubro e 4 de novembro de 2022. Este curso de formação tem como objetivo o desenvolvimento de competências de todas as partes envolvidas no setor das pescas para promover condições de trabalho dignas, através de sistemas inspetivos coordenados e eficazes. A formação destina-se, preferencialmente, às autoridades nacionais com atribuições inspetivas em embarcações de pesca, a armadores de pesca, organizações representantes de pescadores e ONG.

Esta iniciativa do Centro Internacional de Formação em Turim (CIF/OIT) visa responder às necessidades sentidas pelos Estados-membros da OIT tendo em vista quer a ratificação, quer a aplicação efetiva da Convenção (n.º 188) relativa ao trabalho no setor da pesca.
Ao longo dos anos, tem havido um aumento de solicitações de governos, organizações de pescadores e de armadores de pesca, entre outros atores do setor, para que a OIT, no quadro da cooperação técnica, apoie os Estados-membros na criação ou melhoria dos sistemas nacionais inspetivos e na formação profissional das autoridades com atribuições inspetivas, em conformidade com os requisitos da Convenção (nº 188) da OIT.

Os cursos serão ministrados em inglês e irão realizar-se através da plataforma digital da aprendizagem ITCILO - eCampus.

Para mais Informação e inscrição consultar: itcilo.org/training ou contactar ilsgen@itcilo.org.