Qualidade do Trabalho, Proteção e SST

Notícias | 13 de Janeiro de 2022
Imagem de Joaquim Pintado Nunes durante a sua intervenção no programa.
Os grandes desafios do mundo do trabalho atual e futuro estiveram em debate no programa Sociedade Civil, emitido pela RTP2, no dia 4 de janeiro.

Com o tema "Projetar 2022: Trabalho", este episódio contou com vários especialistas convidados, entre os quais Joaquim Pintado Nunes, Chefe do Serviço de Administração do Trabalho, Inspecção do Trabalho e Segurança e Saúde no Trabalho da OIT, para discutir os grandes desafios dos mercados laborais e do trabalho no pós-pandemia.

Para o especialista da OIT, “os problemas do mundo do trabalho devem ser equacionados de forma não isolada e com toda a sua complexidade”, referindo-se aos grandes temas que, na sua opinião, devem integrar as preocupações de todos, tais como a qualidade do trabalho e a proteção dos trabalhadores, quer na dimensão das relações laborais quer relativamente à segurança e saúde dos trabalhadores, para além das questões salariais.

Joaquim Pintado Nunes referiu as últimas estimativas conjuntas da OMS e da OIT, e os elevados valores dos acidentes e mortes relacionadas com o trabalho e com as jornadas excessivas de trabalho. Destacou ainda as transições tecnológica e climática, incluindo novos riscos profissionais advindos dessas tendências, coexistentes com os riscos mais tradicionais, bem como a necessidade de maior proteção dos trabalhadores pela legislação laboral, quer relativamente às novas formas de trabalhar como o trabalho em plataformas digitais, quer relativamente a novos riscos até então desconhecidos e um melhor planeamento da SST para fazer face a eventuais futuras pandemias.