Liderança empresarial em tempos da crise da COVID-19

Liderança empresarial em tempos da crise da COVID-19. Análise das Atividades das Organizações de Empregadores e das respetivas Empresas Associadas durante e após a pandemia da COVID-19 é o relatório que a ACT/EMP apresentou para mostrar de que modo “as Organizações de Empregadores e respetivas Empresas Associadas (OEEA) de todo o mundo têm estado na linha da frente do apoio às empresas que representam para enfrentar os grandes desafios decorrentes desta crise. Participaram, igualmente, nas respostas políticas, em parceria com os governos nacionais para sensibilizar o público, gerir os riscos imediatos para a saúde e para o bem-estar, salvar as empresas e salvaguardar postos de trabalho.”
Este documento elaborado pelo Bureau de Atividades dos Empregadores da OIT (ACT/EMP), tem três objetivos.
1. Fazer um balanço – Fornecer um inventário atualizado e uma análise de como as OEEA do mundo inteiro estão a responder à presente crise da COVID-19: como é que as organizações se prepararam neste momento tão difícil, que medidas inovadoras foram tomadas e quais são os primeiros ensinamentos que podemos daí retirar?
2. Assumir a liderança – Antecipar responsabilidades, os serviços prestados e o impacto das OEEA à medida que a crise evolui e preparar o novo recomeço após a pandemia: quais são segundo as OEEA as prioridades sociais e económicas atuais e emergentes, e de que modo as estratégias de aconselhamento refletem um cenário de perturbação das políticas públicas?
3. Agir – Identificar ações concretas de resiliência e diálogo social e de construção de uma plataforma com vista à recuperação: quais as iniciativas já implementadas pelas OEEA podem ser potenciadas para ajudar a recuperação das economias nacionais e dos mercados de trabalho? Que ações pioneiras pode a ACT/EMP empreender para apoiar as OEEA durante a próxima fase da crise e lançar as bases para a construção de uma melhor recuperação?
Este relatório destina-se principalmente às OEEA como uma reflexão para ações futuras. No entanto, poderá ter interesse e relevância para todas as partes interessadas, em particular para quem considere que a comunidade empresarial através das suas estruturas representativas pode desempenhar um importante papel para impulsionar o desempenho das empresas, contribuir para o progresso social e dinamizar as economias.
O conteúdo deste relatório baseia-se em exemplos úteis de práticas inovadoras que tiveram um impacto visível durante a crise. O objetivo de ACT/EMP ao divulgá-lo neste momento é aprender com as medidas implementadas até ao momento pelas OEEA de todo o mundo e criar modelos inovadores de colaboração e de uma causa comum.
OIT-Lisboa
04.02.2021