Dia internacional pela eliminação da violência contra as mulheres

Notícias | 25 de Novembro de 2020
Fotografia de uma mulher com ar pensativo.
A OIT assinala a partir de hoje (25 de novembro) os 16 dias de ativismo pela eliminação da violência contra as mulheres. Estes dias, que decorrem entre 25 de novembro e 10 de dezembro, visam dar visibilidade aos direitos humanos das mulheres e o direito a viverem num ambiente livre de violência.

A OIT lança cinco mensagens para assinalar a data:
  1. A eliminação da violência de género e do assédio exige que se enfrentem as suas causas.
  2. É devastador o impacto da violência doméstica sobre a saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras. O mundo do trabalho poder ser um aliado fundamental para as vítimas de violência doméstica.
  3. A crise da COVID-19 ampliou a estigmatização, a discriminação, a violência de género e o assédio no mundo do trabalho. O futuro do trabalho deve basear-se na dignidade e no respeito por todas as pessoas.
  4. As mulheres trabalhadoras são muitas vezes confrontadas com maior risco de violência e assédio. Não deixar ninguém para trás requer uma abordagem inclusiva, integrada e promotora da igualdade.
  5. Construir um melhor futuro do trabalho significa salvaguardar o direito de todas as pessoas a um mundo do trabalho livre de violência e assédio.
A ratificação da Convenção N.º 190 é um instrumento importante para um mundo do trabalho com dignidade e respeito.