Portugal emite moeda comemorativa do 75º aniversário da ONU

Notícias | 20 de Outubro de 2020
Fotografia de duas mãos, uma aberta para receber uma moeda e outra a fazer a entrega. Fotografia: Banco de Portugal
Portugal assinalou os 75 anos da Organização das Nações Unidas (ONU) com a emissão de uma moeda comemorativa, uma iniciativa que resultou da colaboração entre o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e o Banco de Portugal.

Para assinalar a data e a emissão desta moeda, no dia 21 de outubro, às 12h00, no Museu do Dinheiro em Lisboa, foi inaugurada a exposição "Construindo o nosso futuro Juntos: a moeda comemorativa dos 75 anos da Organização das Nações Unidas".

A sessão contou com a presença de Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal; Alcides Gama, administrador da Imprensa Nacional - Casa da Moeda, Ana Rita Canavarro, coordenadora do Museu do Dinheiro e da Mafalda Troncho, diretora da OIT-Lisboa, em representação da UNRIC e das agências das Nações Unidas representadas em Lisboa.

A moeda “75 Anos da Organização das Nações Unidas” é da autoria do ilustrador André Letria. A INCM emitiu 500 mil exemplares com o valor de dois euros, sendo Portugal o único Estado-membro da ONU a assinalar esta ocasião com uma moeda corrente comemorativa.