Automação e robotização em debate

Notícias | 24 de Abril de 2019

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), em colaboração com a OIT-Lisboa, promoveram a Conferência “O mundo digital: que novos consensos?”, no dia 17 de Abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Na conferência estiveram presentes o Presidente da CCP, Engº Vieira Lopes; o Secretário de Estado do Emprego, Dr. Miguel Cabrita; o Chefe de Unidade de Coordenação e Desenvolvimento de Políticas por País da OIT, Aurelio Parisotto, bem como um significativo painel de empresas que contribuíram para um importante momento de reflexão.

“O mundo digital: que novos consensos?” decorreu no quadro de duas das sete Iniciativas do Centenário da OIT: a Iniciativa das empresas e do Futuro do Trabalho.

Através da iniciativa das empresas pretende-se promover e valorizar a troca de conhecimentos entre o tecido empresarial e a OIT. Por um lado, aprofunda-se o conhecimento sobre a realidade empresarial face aos desafios do mundo do trabalho e, por outro, adquire-se informação relativamente aos instrumentos e experiência que caracterizam a OIT.

Por sua vez, a Iniciativa sobre o Futuro do Trabalho visa um diálogo global sobre um futuro do trabalho que permita reforçar a capacidade da OIT, no apoio aos constituintes tripartidos, perante os desafios laborais no próximo século.

De acordo com as palavras do Diretor-geral da OIT, atualmente, o mundo laboral encontra-se numa “mudança transformativa” sem precedentes, em termos de ritmo, escala ou profundidade. É uma mudança que permitirá assentar as bases para a construção de um melhor mundo do trabalho para todos.