Publicações em português

2013

  1. Desenvolvimento sustentável, trabalho digno e empregos verdes

    26 de Maio de 2013

    Este relatório apresenta dados relativos às tendências dos salários no mundo e compara-os com as tendências da produtividade do trabalho, analisando os seus efeitos complexos na economia global para ajudar a compreender melhor os debates sobre distribuição, competitividade e custos do trabalho.

  2. Igualdade salarial

    15 de Abril de 2013

    Assegurar que o trabalho realizado por mulheres e homens seja avaliado de forma justa e acabar com a discriminação salarial são elementos essenciais para lacançar a igualdade de género. Este guia clarifica os conceitos subjacentes a este princípio que é o cerne da Convenção (nº 100), e fornece uma visão geral de como ele pode ser aplicado na prática.

  3. A prevenção das doenças profissionais

    12 de Abril de 2013

    Este relatório descreve a situação das doenças profissionais, apresentando, simultaneamente, propostas para resolver este grave défice no domínio do trabalho digno.

  4. Newsletter Nº28

    1 de Abril de 2013

    A Declaração de Oslo da OIT, referida nesta Newsletter, solicita à OIT que apoie os Estados-membros da Europa e Ásia Central no desenho de reformas políticas sólidas e equitativas através de, entre outros, promoção de um diálogo social forte e responsável entre governos, empregadores e trabalhadores, a todos os níveis, contribuindo para a distribuição equitativa, o progresso social e a estabilidade.

2012

  1. Conduzir para a Mudança: Módulo para motoristas

    14 de Dezembro de 2012

    Contém planos de sessão detalhados para formação com motoristas e um livro de exercícios que os formandos desses programas poderão utilizar.

  2. Conduzir para a Mudança: Módulo para gestores

    14 de Dezembro de 2012

    Este módulo é para ser utilizado por formadores que irão dinamizar programas de formação sobre VIH e SIDA para gestores, através da rede internacional, de qualidade certificada, de Institutos de Formação (AIF’s da Academia IRU) acreditados pela IRU.

  3. Conduzir para a Mudança: Módulo para formadores

    14 de Dezembro de 2012

    Este módulo destina-se a todos os que sejam chamados a dinamizar programas de formação sobre VIH e SIDA.

  4. Conduzir para a Mudança: Colectânea das Directivas Práticas

    14 de Dezembro de 2012

    Este documento tem como objetivo fornecer um conjunto de diretivas relativas à epidemia do VIH/SIDA no mundo do trabalho e enquadra-se no âmbito da promoção do trabalho digno.

  5. Conduzir para a Mudança: Modulo para ações em contextos informais

    14 de Dezembro de 2012

    Esta brochura contém exercícios e atividades que podem ser utilizados com motoristas e outros trabalhadores do transporte rodoviário em ambientes informais (e formais).

  6. Estudo sobre a aplicação das Convenções nº138 e 182 da OIT e suas recomendações na legislação nacional dos países da CPLP

    10 de Dezembro de 2012

    Este estudo representa um dos muitos resultados obtidos através dos esforços realizados conjuntamente pela CPLP e pela OIT, na área da cooperação internacional na luta contra o trabalho infantil.