Economias, Empresas e Empregos Verdes

Este guia proporciona uma visão geral do atual debate sobre desenvolvimento sustentável, os principais desafios ambientais e as suas implicações para as empresas, a ecologização de empresas e locais de trabalho e o papel que as empresas e as organizações de empregadores podem desempenhar no lobby e no desenvolvimento de serviços no domínio do ambiente.

Num mundo afetado pelo impacto das alterações climáticas e pela utilização insustentável dos recursos naturais, continuar a fazer negócios como se fazia deixou de ser uma opção. A principal preocupação é como conciliar o crescimento empresarial a longo prazo com um desenvolvimento económico sólido, um ambiente saudável e a inclusão social.

A sustentabilidade tornou-se, assim, uma preocupação dominante para as empresas, que têm de assumir a liderança na condução de uma mudança sustentável. As empresas estão na vanguarda do fornecimento de produtos, processos, tecnologias, serviços e soluções económica e ambientalmente viáveis, necessários na transição para uma economia mais verde e o desenvolvimento sustentável.

O enfoque global no desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental e a transição para economias mais verdes tem grandes implicações para as empresas e as organizações de empregadores. Para poder desempenhar um papel eficaz na promoção de economias e empresas ambientalmente sustentáveis e atender às necessidades dos seus membros, muitas empresas e organizações de empregadores nacionais, particularmente no mundo em desenvolvimento, necessitam, em primeiro lugar, de ter um melhor conhecimento destas questões, para responder aos aspetos políticos e técnicos da transição.

Como voz das empresas, as organizações de empregadores e as organizações empresariais necessitam de informações, ferramentas e boas práticas para se tornarem defensores eficazes dos seus membros nos diálogos políticos nacionais e desenvolver estratégias para minimizar os riscos e identificar oportunidades para as suas próprias organizações e membros. Isto inclui aconselhamento e orientação na identificação de novas oportunidades de negócio e mercados verdes, melhorando a eficiência dos recursos e reduzindo o desperdício, conduzindo assim a poupanças diretas nos custos e a uma maior produtividade.