Diálogo social de alto nível como uma ferramenta de governação durante a pandemia da COVID-19: Tendências globais e regionais e assuntos de política

Esta Nota é uma tentativa de analisar a utilização do “diálogo social de alto nível” durante a “fase inicial” - que consideramos ser de 15 de março a 10 de junho de 2020 - da pandemia da COVID-19.

Esta Nota mostra a extensão da utilização a nível global do diálogo social nesta fase abrangendo: tendências regionais; as modalidades de diálogo social utilizadas; “resultados específicos e visíveis do processo” (tais como acordos assinados ou declarações conjuntas) alcançados através do diálogo social sobre políticas para compensar os impactos da pandemia; o conteúdo global de tais resultados; e a articulação esperada ou real (ligações) entre diferentes modalidades e níveis de diálogo social. Esta Nota apresenta observações sobre questões políticas e vias possíveis para os constituintes. Baseia-se na investigação durante a fase inicial da pandemia, em países e territórios para os quais foi disponibilizada informação através do repositório da OIT de respostas dos países à pandemia e de várias bases de dados e fontes acessíveis ao público.