Diálogo social sobre segurança e saúde no trabalho no contexto da COVID-19

Esta síntese apresenta exemplos de como o diálogo social tem sido utilizado para gerir o regresso ao trabalho de forma segura.

Enquanto a pandemia da COVID-19 continua a evoluir a nível mundial, muitos países começaram a aliviar as suas medidas de confinamento, permitindo que as pessoas regressem gradualmente ao trabalho. Contudo, a “nova normalidade” exige adaptações importantes nos locais de trabalho para garantir que este regresso se realize de forma a minimizar os riscos para todas as pessoas envolvidas.

As consultas pelas autoridades competentes aos representantes dos trabalhadores e aos representantes dos empregadores são necessárias para qualquer questão de política relacionada com o trabalho, mais ainda no contexto da COVID-19. Esta síntese apresenta exemplos de como o diálogo social tem sido utilizado para gerir o regresso ao trabalho de forma segura. Estes exemplos incluem o diálogo social a vários níveis e de diferentes regiões. Ilustram como o diálogo eficaz contribui para encontrar soluções que melhor se adaptam às circunstâncias existentes, cria confiança nas medidas adotadas e abre o caminho para garantir um regresso seguro ao trabalho para todos. Os exemplos podem servir de inspiração para os governos e parceiros sociais em todo o mundo considerarem a sua possível adaptação
e aplicação nos seus próprios contextos.