Combater o trabalho infantil perigoso na agricultura

Este manual foi produzido com o intuito de auxiliar os decisores políticos a fazer da agricultura um setor prioritário no que diz respeito à eliminação do trabalho infantil.

É no sector económico da agricultura que se encontra mais de 70 por cento do trabalho infantil. Estima-se que em todo o mundo trabalham em explorações agrícolas cerca de 132 milhões de crianças com idades abaixo dos 15 anos.

Além dos números absolutos de crianças envolvidas, existe um conjunto de outras características que fazem do trabalho infantil agrícola um problema grave e particularmente difícil de eliminar.

As crianças em situação de trabalho infantil agrícola trabalham num dos sectores mais perigosos no que toca à saúde e segurança (juntamente com o sector da construção e da indústria mineira). Eles podem prejudicar a sua
saúde, sofrer acidentes e até encontrar a morte em resultado do trabalho que realizam. Podem também começar a trabalhar desde tenra idade, com 5, 6 ou 7 anos.

Por considerar-se que grande parte do trabalho que estas crianças realizam consiste em “dar uma ajuda”, este raramente é tido em conta para efeitos das estatísticas oficiais. Assim, a verdadeira extensão deste problema pode
ser invisível aos olhos dos legisladores.