SOLVE: Integração da Promoção da Saúde nas Políticas de Segurança e Saúde no Trabalho

O objetivo deste material de formação é contribuir para a formulação de políticas no local de trabalho e medidas preventivas, com base no conhecimento adquirido a nível mundial.

Material de orientação | 8 de Março de 2010
A promoção da saúde no local de trabalho tem um potencial para melhorar a vida no trabalho, e como tal é uma componente vital para melhorar a produtividade e o desempenho no local de trabalho. Integrar a promoção da saúde nas políticas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) beneficia tanto os trabalhadores como os empregadores, ao contribuir para o bem-estar a longo prazo dos trabalhadores e suas famílias, reduzindo a pressão sobre a saúde, bem-estar e sistemas de segurança social. Integrar medidas de promoção da saúde em sistemas de gestão de SST fortalece as práticas de saúde no trabalho, e contribui para a construção de uma cultura de prevenção.

O objetivo deste material de formação é contribuir para a formulação de políticas no local de trabalho e medidas preventivas, com base no conhecimento adquirido a nível mundial. Esta segunda edição do Kit de formação SOLVE baseia-se na experiência adquirida através da implementação do programa de formação SOLVE desde 2002. Além disso, também leva em conta as tendências mais recentes em matéria de riscos psicossociais emergentes e integra os elementos de promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores como elementos essenciais das políticas e práticas da SST no local de trabalho.

O kit de formação SOLVE defende que um sistema global de gestão da SST de gestão de riscos deve assegurar que, também inclui a avaliação e o controlo dos fatores psicossociais, para gerir adequadamente o impacto da mesma forma como é feito com outros perigos e riscos; e que as medidas de promoção da saúde, tais como a nutrição e a atividade física para a saúde são incorporadas na política da organização.

Os módulos que fazem parte do SOLVE sao os seguintes:

Manual do formadorManual do participante
Plano de sessões