Os Sindicatos e o Trabalho Infantil - Uma ferramenta para a ação

Este manual é o resultado de vários anos de esforços da ACTRAV no apoio aos sindicatos no trabalho com vista à erradicação de todas as formas de trabalho infantil.

O flagelo do trabalho infantil continua a ser um desafio nos nossos dias. Apesar dos progressos alcançados no passado recente, ainda existem cerca de 168 milhões de crianças em situação de trabalho infantil em todo o mundo. Esta situação é intolerável. É necessário renovar os nossos esforços nesta luta contra a exploração dos membros mais fracos da sociedade.

Os sindicatos envolveram-se nesta luta contra o trabalho infantil desde o início. A ACTRAV tem disponibilizado apoio técnico e financeiro aos sindicatos através de sucessivos programas. Este manual tem como base base diversas lições retiradas ao longo dos vários anos de envolvimento da ACTRAV neste domínio. Por isso, o presente manual incide no valor acrescentado dos sindicatos na luta contra o trabalho infantil. Desta forma, ao contrário de outros guias anteriores, é atribuído especial relevo às formas de envolvimento na luta contra o trabalho infantil mais adequadas aos sindicatos.