Orçamentação social

Este livro pretende ser um guia prático sobre como criar uma ferramenta racional de informação sobre as despesas e receitas de proteção social.

Este documento aborda o passado e o futuro; consequentemente, demonstra como criar uma base estatística razoável do ponto de vista metodológico sobre o financiamento da proteção social e explica como desenvolver um instrumento de projeção matemática significativo que permita uma visão útil no futuro.

Este trabalho pretende igualmente contribuir para uma governação aperfeiçoada. É um facto bem conhecido que o sucesso ou fracasso da gestão de finanças públicas de governos e instituições públicas ou semi-públicas tem impactos directamente correlacionados na economia e no bem-estar das pessoas. A orçamentação social faz parte da gestão de rotina das finanças públicas. Os governos que não utilizam estes instrumentos e a respetiva informação terão, inevitavelmente, tendência a gerir ineficazmente quaisquer sistemas de proteção social novos ou existentes.