Recomendação sobre a Promoção das Cooperativas

Inclui a recomendação (nº 193) que constitui um guia de políticas e práticas facilitadoras do desenvolvimento do cooperativismo, nomeadamente através do reforço das legislações nacionais, com o objetivo de contribuir para a luta contra a pobreza.

Não estamos perante um documento interno da OIT, mas perante a expressão política da consciência de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores, originários de todo o mundo, relativamente à importância e necessidade de promover as cooperativas.

É a importância social das cooperativas e não simplesmente o seu interesse a nível individual que justifica este assumir de responsabilidades, por parte dos governos e das organizações membros da OIT. As cooperativas nascem da iniciativa dos cidadãos e funcionam com autonomia e independência, mas dependem na sua capacidade de ação do ambiente que as envolve. E um ambiente promotor e facilitador das cooperativas resulta das decisões que a esse respeito são tomadas a nível político mas igualmente a nível económico e social.