Guia de gestão das mutualidades de saúde em África

Instrumento produzido no âmbito do programa STEP - Estratégias e Técnicas contra a Exclusão Social e a Pobreza, visando melhorar as competências de gestão dos promotores, administradores e gestores das mutualidades de saúde.

O programa STEP contribui para o reforço dos conhecimentos e das competências dos agentes do desenvolvimento das mutualidades de saúde em África. A produção de ferramentas metodológicas e didáticas constitui uma das prioritárias atividades do programa destinada aos formadores, promotores e responsáveis em organizações comunitárias. Estas ferramentas permitem a aquisição das competências práticas e o reforço da capacidade dos utilizadores em matéria de análise e de domínio das técnicas mutualistas.

As ferramentas são o resultado de um trabalho sistemático de capitalização de conhecimentos e experiências no domínio das mutualidades de saúde. Estas ferramentas são produzidas na base de processos participativos associando praticantes, pesquisadores, responsáveis e pedagogos, geralmente provenientes de diversos países. As ferramentas são objeto de testes e de uma validação antes da sua difusão em grande escala. São continuamente enriquecidas, aperfeiçoadas e atualizadas.