A luta contra a pobreza e a exclusão social em Portugal

Inserido no programa STEP, este volume apresenta um enquadramento histórico e teórico da pobreza e da exclusão social e a evolução e resultados do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza em Portugal.

A experiência portuguesa é considerada portadora de inegável interesse quanto à sua formulação, concretização e resultados. A partir dos seus ensinamentos espera-se contribuir para:

● uma maior pertinência e eficácia das políticas e programas de luta contra a exclusão social e a pobreza, principalmente na Europa, mas também noutras regiões do mundo;
● encontrar elementos de resposta em relação às metodologias e estratégias a adotar para reduzir a pobreza e a exclusão social noutros países;
● detetar o conjunto de princípios e de maneiras de abordar os problemas e de agir que podem ser aplicados em diferentes contextos.

Este trabalho resultou da investigação e reflexão da equipa da Proact referida, contando ainda com os importantes contributos e sugestões do Comité de Pilotagem do Programa STEP, constituído por especialistas da OIT e do Ministério da Segurança Social e do Trabalho de Portugal.