Brasília sediará a I Reunião da Iniciativa Regional América Latina e o Caribe Livre de Trabalho Infantil

Pontos focais da América Latina e Caribe se reunirão entre os dias 16 e 18 de setembro em Brasília para instituir a “Iniciativa Regional América Latina e o Caribe Livre de Trabalho Infantil”.

Representantes governamentais, empregadores e trabalhadores de toda a América Latina e Caribe participarão em Brasília da I Reunião de Pontos Focais da "Iniciativa Regional América Latina e o Caribe Livre de Trabalho Infantil”, com o apoioda Organização Internacional do Trabalho (OIT). Cerca de 11 meses após a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, também realizada na cidade, 25 países da região retornam à capital com o objetivo de: definir um plano de trabalho para o período 2014/2015; consolidar o papel dos representantes governamentais, empregadores e trabalhadores na implementação e acompanhamento as atividades da Iniciativa, bem como estruturar seu mecanismo de gestão.

Essa ação inovadora nasceu no ano passado no marco da III Conferência Global, ocasião em que o Grupo da América Latina e Caribe (GRULAC) se reuniu para manifestar sua intenção de estabelecer um esforço conjunto e coordenado entre os países da região com vistas a alcançar às metas regionais de erradicação do trabalho infantil estabelecidas para 2016 e 2020. Após essa reunião, representantes governamentais de 11 países fizeram um pedido expresso de assistência técnica da OIT para ajudar na concepção e implementação dessa iniciativa.

A “Iniciativa Regional América Latina e o Caribe Livre de Trabalho Infantil” é a materialização do compromisso dos países para acelerar o ritmo de erradicação do trabalho infantil na região. Consiste em um instrumento de cooperação sul-sul inovador para consolidar e tornar sustentável o que se já conquistou até o momento, garantindo o pleno exercício dos direitos dos meninos, meninas e adolescentes.