Governance and Tripartism Department

Relatório sobre a Enquete de avaliação rápida: a resposta dos mecanismos de resolução de conflitos laborais à pandemia da COVID-19

A OIT desenvolveu e realizou uma Enquete para avaliar de que modo os mecanismos de resolução de conflitos laborais deram resposta aos desafios colocados pela pandemia da COVID-19. A Enquete foi respondida online de junho a agosto de 2021 por 113 instituições de 84 países, centrando-se nas possíveis alterações no número de conflitos laborais e em diferentes tipos de restrições ao seu funcionamento devido à pandemia.

Os resultados da Enquete mostraram que o impacto da pandemia da COVID-19 nas instituições de resolução de conflitos laborais foi sentido de forma desigual nas diferentes regiões, ou mesmo dentro de uma mesma região. Ainda que a maioria das instituições tenha permanecido aberta, parcial ou totalmente, a continuidade dos serviços sofreu algumas perturbações, o que pode ter tido um impacto negativo no acesso à justiça laboral.

Os resultados mostraram igualmente que entre as outras medidas adotadas pelas instituições para se adaptarem às restrições impostas pela pandemia da COVID-19 se incluem alterações no número de instalações e pessoal disponíveis, melhoria dos mecanismos alternativos de resolução de conflitos e alterações nas regras processuais, sobretudo no que diz respeito à execução de decisões e sentenças.

A pandemia da COVID-19 evidenciou a necessidade de reforçar os esforços tendo em vista a inclusão dos quadros das instituições jurídicas em matéria de relações de trabalho e salientou que as respostas à crise necessitam de assegurar uma abordagem estratégica que inclua o desenvolvimento da capacidade dos governos e das instituições de trabalho. Os resultados globais da Enquete mostram que os desafios impostos pela pandemia às instituições de resolução de conflitos laborais devem ser enfrentados considerando os princípios-chave da boa governação relacionados com a ampla acessibilidade, equidade e inclusão, a eficiência das instituições e a eficácia dos seus procedimentos, considerando uma abordagem mais centrada nas pessoas.