Diretor Geral da OIT participa de lançamento de agenda de trabalho decente em São Paulo

Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assina Acordo Técnico de Cooperação com a OIT para criar agenda e constitui comissão para enfrentar trabalho escravo

News | 07 October 2013
SÃO PAULO (Notícias da OIT) – O Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, participou hoje do lançamento da agenda de trabalho decente da cidade de São Paulo e da criação de uma comissão para enfrentar o trabalho escravo, na primeira etapa de sua visita ao Brasil.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, presidiu o ato durante o qual o município subscreveu com a OIT um Acordo Técnico de Cooperação para criar uma Agenda de Trabalho Decente. Durante este encontro também foi constituída a comissão municipal para enfrentar o problema do trabalho escravo na cidade, que afeta principalmente trabalhadores imigrantes.
“Além de ser a principal locomotiva da economia nacional, São Paulo atrai hoje empresas, trabalhadores e trabalhadoras de todas as partes do mundo, especialmente de países vizinhos como Bolívia e Paraguai”, afirmou Ryder.
A visita de Guy Ryder a São Paulo ocorre ao começo de uma passagem de uma semana por diversas cidades brasileiras, onde também participará com a presidente Dilma Rousseff da abertura da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil.
Em São Paulo, Ryder teve encontros com representantes de organizações sindicais brasileiras.
O Diretor da OIT comentou que “como toda grande metrópole, São Paulo apresenta o que existe de mais avançado e ao mesmo tempo vestígios de um passado que todos queremos enterrar: uma proporção ainda significativa de trabalho informal, desigualdades de gênero e raça, não observância, em algumas situações, dos direitos fundamentais no trabalho”.
“Mas São Paulo também tem as melhores condições para tratar esses problemas”, acrescentou, ao recordar a força da economia, a existência de organizações de trabalhadores e de empregadores e um governo municipal comprometido.
Ryder destacou que “a Agenda de Trabalho Decente de São Paulo deverá refletir toda a complexidade e, ao mesmo tempo, toda a riqueza que caracteriza a economia, o mercado de trabalho e a sociedade de uma cidade grande e dinâmica”.
O prefeito Haddad subscreveu, na presença de Ryder, a criação de um comitê municipal de trabalho decente e de uma comissão municipal de trabalho escravo para enfrentar situações deste problema detectadas em setores como a confecção têxtil e projetos de engenharia, segundo informado durante o ato.