This story was written by the ILO Newsroom For official ILO statements and speeches, please visit our “Statements and Speeches” section.

Transição para uma economia verde pode criar até 60 milhões de empregos

A transição para uma economia mais verde poderia gerar entre 15 e 60 milhões de novos empregos em nível mundial nas próximas duas décadas e tirar dezenas de milhões de trabalhadores da pobreza, segundo um novo relatório produzido pela Iniciativa Empregos Verdes.

Press release | 31 May 2012
GENEBRA (Notícias da OIT) – A transição para uma economia mais verde poderia gerar entre 15 e 60 milhões de novos empregos em nível mundial nas próximas duas décadas e tirar dezenas de milhões de trabalhadores da pobreza, segundo um novo relatório produzido pela Iniciativa Empregos Verdes.

O estudo “Rumo ao Desenvolvimento Sustentável: oportunidades de trabalho decente e inclusão social em uma economia verde” , sustenta que o alcance destes objetivos dependerá da adoção de uma correta combinação de políticas..

O atual modelo de desenvolvimento tem se mostrado ineficiente e insustentável, não só para o ambiente, mas também para as economias e sociedades”.
J. Somavia
“O atual modelo de desenvolvimento tem se mostrado ineficiente e insustentável, não só para o ambiente, mas também para as economias e sociedades", disse o diretor geral da OIT Juan Somavia. "Precisamos urgentemente seguir por um caminho de desenvolvimento sustentável, com um conjunto coerente de políticas em que as pessoas e o planeta desempenhem um papel central”.

“A próxima Conferência Rio +20 das Nações Unidas será um momento decisivo para garantir que o trabalho decente e a inclusão social sejam partes integrantes de qualquer estratégia de desenvolvimento futuro”, acrescentou.

Achim Steiner, diretor executivo do Programa Ambiental da ONU (UNEP), disse: “Este relatório surge na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de Junho cujo lema é: Economia Verde: Isso inclui você?”.

As conclusões do relatório mostram que a economia verde pode incluir milhões de pessoas, ajudando-as a superar a pobreza e proporcionando melhores condições de vida para esta e futuras gerações. É uma mensagem positiva, plena de oportunidades frente aos atuais desafios globais que estamos divulgando no mundo inteiro enquanto os líderes se preparam para a Cúpula da Rio + 20”, acrescentou Steiner.

O relatório - publicado quase quatro anos após o primeiro estudo da Iniciativa Empregos Verdes - analisa o impacto que a transformação para uma economia verde pode ter sobre o emprego, a renda e desenvolvimento sustentável em geral.

Pelo menos metade da força de trabalho mundial - o equivalente a 1,5 bilhão de pessoas - será afetada pela transição para uma economia verde. Embora as mudanças devam ser sentidas por toda a economia, oito setores-chave deverão desempenhar um papel central e ser os mais afetados: agricultura, silvicultura, pesca, energia, indústria manufatureira, reciclagem, construção e transporte.

Dezenas de milhões de empregos já foram criados por esta transformação. Por exemplo, o setor de energia renovável já emprega cerca de 5 milhões de trabalhadores em 2010, mais do que o dobro do número de empregos em 2006 . A eficiência energética é outra importante fonte de empregos verdes, particularmente na indústria da construção, o setor mais afetado pela crise econômica.

Nos Estados Unidos, três milhões de pessoas têm empregos relacionados com produtos e serviços ambientais. Na Espanha, existem atualmente mais de meio milhão de empregos neste setor.

É possível obter ganhos líquidos na taxa de emprego entre 0,5 e 2 por cento do emprego total. Nas economias emergentes e países em desenvolvimento, os ganhos tendem a ser mais elevados do que nos países industrializados, porque os primeiros podem passar diretamente para a tecnologia verde em vez de substituir a infraestrutura obsoleta. O Brasil já criou cerca de três milhões de empregos, respondendo por cerca de 7% do emprego formal.
A sustentabilidade ambiental não contribui para eliminar postos de trabalho, como às vezes é alegado.”
J. Somavia


Não existem benefícios sem políticas adequadas


Esses bons resultados têm uma coisa em comum: o reconhecimento de que os desafios ambientais e sócio-econômicos precisam ser enfrentados de uma forma abrangente e complementar.

Em primeiro lugar, isso significa promover e implementar processos de produção sustentáveis ao nível das empresas, especialmente entre as pequenas e médias empresas nos setores fundamentais mencionados acima.

Em segundo lugar, a extensão da proteção social, programas de suplementação de renda e medidas de capacitação profissional são fundamentais para assegurar que os trabalhadores possam tirar proveito dessas novas oportunidades.

Em terceiro lugar, as normas internacionais do trabalho e dos direitos dos trabalhadores podem fornecer um quadro jurídico e institucional, bem como orientações políticas para o trabalho em uma economia mais verde e sustentável, especialmente quando se trata de qualidade dos empregos e segurança e saúde no trabalho.

Finalmente, o diálogo social eficaz envolvendo empregadores e os sindicatos é fundamental para a governança do desenvolvimento sustentável.

“A sustentabilidade ambiental não contribui para eliminar postos de trabalho, como às vezes é alegado. Pelo contrário, se for administrada de maneira adequada, pode contribuir com a criação de mais e melhores empregos, redução da pobreza e inclusão social ", disse o diretor da OIT.“

Outras conclusões importantes do relatório:


  • Apenas na União Européia, existem 14,6 milhões de empregos diretos e indiretos na proteção da biodiversidade e recuperação dos recursos naturais e florestas.
  • Os investimentos internacionais de 30 bilhões de dólares / ano em redução de desmatamento e degradação das florestas poderiam sustentar até 8 milhões de empregos adicionais em tempo integral nos países em desenvolvimento.
  • As experiências de Colômbia, Brasil e outros países mostram que a formalização e organização de entre 15 e 20 milhões de catadores informais podem ter significativos benefícios econômicos, sociais e ambientais.
  • O programa de renovação de prédios para melhorar a eficiência energética na Alemanha é um exemplo de possíveis resultados positivos: este programa tem mobilizado 100 bilhões de euros em investimentos; ele tem contribuído para reduzir contas de energia, evitando emissões e contribuindo para a criação de cerca de 300.000 empregos diretos por ano.
  • O uso excessivo dos recursos naturais já provocou grandes perdas, incluindo mais de um milhão de empregos para os trabalhadores florestais, principalmente na Ásia, devido a práticas inadequada de gestão sustentável das florestas.
  • O setor de pesca deverá enfrentar um grande desafio, embora temporário, para os trabalhadores, devido à sobrepesca. Reduções temporárias de captura podem ser necessárias em muitas locais, para permitir uma recuperação dos estoques. Particularmente preocupante é o fato de que 95 por cento dos 45 milhões de trabalhadores empregados na pesca são frequentemente pescadores artesanais em países em desenvolvimento.
  • Em grande parte da Ásia, África, América Latina e partes da Europa, a proporção de despesas com energia por parte das famílias pobres é três vezes - e pode ser 20 vezes - que das famílias mais ricas.
  • A Lei Nacional de Garantia de Emprego Rural na Índia e os programas na habitação social e de "bolsas verdes 'no Brasil são bons exemplos de políticas de proteção social que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
  • As mulheres podem estar entre os principais beneficiários de uma economia mais verde, mais inclusiva, com melhor acesso a oportunidades de emprego, por exemplo em energia renovável, obtendo crescimento de renda, particularmente na agricultura, a formalização do emprego, especialmente entre os 15-20 milhões trabalhadores de reciclagem. Poderiam ser reduzidas muitos dos encargos que pesam sobre eles graças, entre outras medidas ao acesso a energia limpa, o reforço da segurança alimentar, e habitações que façam uso eficiente da energia e da água.
  • Somente entre 8 e 12 por cento da força de trabalho nos países industrializados, por exemplo, é empregada nas10-15 indústrias responsáveis por 70-80 por cento das emissões de CO2. Uma parte dessas pessoas pode perder seus empregos se não forem adotadas políticas adequadas para promover os empregos verdes.

A Iniciativa Empregos Verdes é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Internacional de Empregadores (OIE) e a Confederação Sindical Internacional (CSI). A iniciativa foi lançada a fim de promover oportunidades, a igual e transições equitativas, parda incentivar os governos, os empregadores e trabalhadores a participar no diálogo sobre políticas coerentes e programas eficazes, com o objetivo de criar uma economia favorável ao meio ambiente com empregos verdes e trabalho decente para todos.

For more information, please contact the ILO’s Department of Communication and Public Information on +4122/799-7912, communication@ilo.org