« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ÁCIDO FLUORÍDRICO (SOLUÇÃO AQUOSA A 70%)ICSC: 1777 (Abril 2017)
CAS #: 7664-39-3
ONU #: 1790
Número CE: 231-634-8

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não combustível. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão.  Risco de incêndio e explosão com substâncias incompatíveis. Consultar Perigos químicos.  NÃO pôr em contacto com substâncias incompatíveis. Consultar Perigos Químicos.    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Sensação de ardor. Falta de ar. Respiração ofegante. Náuseas. Vómitos. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte imediatamento o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves da pele. Bollhas. Consulte Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção. Avental.  Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Sensação de ardor. Dores abdominais. Vómitos. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Não dê nada a beber. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário para proteção química incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Ventilação. Cobrir o material derramado com areia seca ou terra seca. Recolher a substância derramada em recipientes adequados. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

skull;toxiccorrcancer;health haz
PERIGO
Mortal por ingestão ou inalação
Nocivo em contacto com a pele
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Provoca danos nos ossos após exposição prolongada ou repetida
Nocivo para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
Armazenar apenas no contentor original. Separado de géneros alimentícios e materiais incompatíveis. Consulte Perigos Químicos. Fresco. Ventilação ao longo do solo. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
ÁCIDO FLUORÍDRICO (SOLUÇÃO AQUOSA A 70%) ICSC: 1777
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR FUMANTE COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
O vapor é mais pesado do que o ar.  

Perigo químicos
A substância é um ácido fraco. Reage violentamente com muitos compostos. Isto gera risco de incêndio e explosão. Reage violentamente com bases e é corrosiva para a maioria dos metais comuns formando um gás inflamável/explosivo (hidrogénio - ver FSQ/ICSC 0001). Ataca vidro, algumas formas de plástico, borracha e revestimentos. 

Fórmula: HF
Massa molecular: 20.0
Ponto de ebulição: 66,4°C
Ponto de fusão: - 69°C
Densidade relativa (água = 1): 1.23
Solubilidade em água: miscível
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 0.23 (estimado)
Pressão de vapor: ver Notas
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 1.86 (at 25 °C) 


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Efeitos sistémicos e Efeitos locais por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é muito corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. A inalação de vapor pode causar edema pulmonar A inalação pode causar reações semelhantes às da asma (RADS) . A exposição pode causar asfixia por inflamação da garganta. A inalação pode causar pneumonite. Ver Notas. A exposição pode causar hipocalcemia. Os efeitos podem ser retardados. A exposição acima do OEL pode causar morte. 

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida muito rápidamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O flúor pode acumular-se nos dentes, articulações e ossos. O que poderá resultar em manchas no esmalte dos dentes juntamente com perturbações articulares e ósseas (fluorose).  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: (em F):.
TLV-TWA1 0.5 ppm ; TLV-STEL1 2 ppm.
(pele); BEI estabelecido.
MAK: (em F): 0.83 mg/m3, 1 ppm; categoria de limite de pico de exposição: I(2); risco relativo ao grupo das grávidas: C.
EUL-TWA1 1.5 mg/m3; EUL-STEL1 2.5 mg/m3 

AMBIENTE
A substância é prejudicial para os organismos aquáticos.  

NOTAS
O valor limite de exposição profissional não deve ser excedido durante a exposição profissional.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Isolar o vestuário contaminado selando num saco ou outro recipiente.
O número ONU para fluoreto de hidrogénio sob a forma de gás é 1052, classe de perigo 8, perigo subsidiário 6.1, grupo de embalagem 1.
A pressão parcial do vapor é de 20 kPa a 25 °C.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T+, C; R: 26/27/28-35; S: (1/2)-7/9-26-36/37/39-45 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019