« regresse à lista de resultados de pesquisa  
COBALTO CARBONILAICSC: 0976 (Abril 2014)
Dicobalt octacarbonyl
Cobalt tetracarbonyl
Octacarbonyldicobalt
CAS #: 10210-68-1
ONU #: 3124
Número CE: 233-514-0

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Autoaquecimento. Pode inflamar quando exposto ao ar. Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO usar chama aberta. NÃO pôr em contacto com agentes oxidantes.    Usar pulverizões com água, pó, espuma, dióxido de carbono.   

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! HIGIENE RIGOROSA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Dor de garganta. Tosse. Falta de ar. Respiração ofegante.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. 
Pele Vermelhidão. Dores.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. 
Olhos Dores. Vermelhidão.  Usar viseira de proteção ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dor de garganta. Consultar Notas.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. Dar a beber um ou dois copos de água. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: aparelho de respiração autónoma. Varrer a substância derramada para recipientes seláveis cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam;flameskull;toxic
PERIGO
Susceptível de auto-aquecimento; risco de inflamação
Mortal por inalação
Nocivo por ingestão
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Ver Notas 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; 4.2; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de oxidantes. Bem fechado. Consultar as instruções do fabricante sobre as condições adequadas de armazenamento. 
EMBALAGEM
Hermética.
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
COBALTO CARBONILA ICSC: 0976
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS COR DE LARANJA . 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento. Decompõe-se sob a influência de ar. Isto produz fumos tóxicos de monóxido de carbono e cobalto. Reage com oxidantes. Isto gera risco de incêndio.  

Fórmula: C8O8Co2 / (OC)3Co(CO)2Co(CO)3
Massa molecular: 341.9
Descompõe-se a 52°C
Ponto de fusão: 51°C
Densidade (a 20°C): 1.7 g/cm³
Solubilidade em água a 20°C: nenhuma
Pressão de vapor, Pa a 20°C: ~ 200  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos e pele. A substância é severamente irritante para os tracto respiratório. A inalação pode causar edema pulmonar Ver Notas. Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar será atingida com bastante lentidão por evaporação desta substância a 20°C; por dispersão, contudo, muito mais rápido . 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: (em Co):.
TLV-TWA1 0.1 mg/m3 

AMBIENTE
 

NOTAS
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Os efeitos da exposição da substância para a saúde não estão adequadamente investigados.
Os vários fabricantes rotulam esta substância para outros fins - incluindo a possibilidade de reações alérgicas da pele, cancro, efeitos reprodutivos, toxicidade de órgãos-alvo específicos (após exposição repetida) ou perigo aquático a longo prazo - mas não foram encontrados dados suficientes para apoiar estas classificações do GHS. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019