« regresse à lista de resultados de pesquisa  
DIOXATIÃO (MISTURA DE ISÓMEROS)ICSC: 0883 (Março 1998)
S,S'-(1,4-Dioxane-2,3-diyl) O,O,O',O'-tetraethyl-bis-(phosphorodithioate)
CAS #: 78-34-2
ONU #: 3018
Número CE: 201-107-7

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não combustível. As formulações líquidas que contenham solventes orgânicos podem ser inflamáveis. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão se as formulações contiverem solventes infamáveis/explosivos.  NÃO usar chama aberta.    Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados   

 EVITAR PRODUÇÃO DE NÉVOAS! HIGIENE RIGOROSA! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Constrição pupilar, cãibras musculares, salivação excessiva. Suores. Náuseas. Tonturas. Respiração ofegante. Convulsões. Perda de consciência.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Consulte Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico . 
Olhos Visão turva.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Cólicas abdominais. Diarreia. Vómitos. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. NÃO despejar no esgoto. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Separado de géneros alimentícios. Seco. Manter em sala bem arejada. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Poluente marinho. 
DIOXATIÃO (MISTURA DE ISÓMEROS) ICSC: 0883
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO VISCOSO CASTANHO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe acima de 135°C . Isto produz fumos tóxicos incluindo óxidos de fósforo e óxidos de enxofre. Ataca superfícies de ferro e estanho . Hidrolisado por álcalis. 

Fórmula: C12H26O6P2S4
Massa molecular: 456.5
Ponto de fusão: -20°C
Densidade relativa (água = 1): 1.26 (26°C)
Solubilidade em água: nenhuma
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 3.0  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância pode causar efeitos no sistema nervoso. Isto pode resultar em convulsões ou falência respiratória. Inibição da colinesterase. A exposição a níveis elevados pode causar morte. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar por dispersão. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
Inibição da colinesterase. São possíveis efeitos cumulativos . Ver Perigos agudos/assintomáticos.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.1 mg/m3.
TLV: (pele); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano) ; BEI estabelecido 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. Evitar a libertação para o ambiente em circunstâncias diferentes das de uso normal. 

NOTAS
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
Os sintomas de intoxicação aguda não se manifestam antes de 30 minutos a 2 horas.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Se a substância for formulada com solventes, consultar também as fichas ICSC/FISQ dos solventes.
Os solventes transportadores utilizados em formulações comerciais podem alterar as propriedades físicas e toxicológicas.
NÃO levar roupa de trabalho para casa.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T+, N; R: 24-26/28-50/53; S: (1/2)-28-36/37-45-60-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019