« regresse à lista de resultados de pesquisa  
DINOCAPE (MISTURA DE ISÓMEROS)ICSC: 0881 (Agosto 1997)
2,4-Dinitro-6-(2-octyl)phenyl crotonate
2-Butenoic acid, 2(or 4)-isooctyl-4,6(or 2,6)dinitrophenyl ester
2,6(or 2,4)-Dinitro-4(or 6)octylphenyl crotonates in which octyl is a mixture of 1-methylheptyl, 1-ethylhexyl and 1-propylpentyl groups
DPC
CAS #: 39300-45-3
Número CE: 254-408-0

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO usar chama aberta.    Usar pulverizões com água, pó, espuma, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 HIGIENE RIGOROSA! EVITAR QUALQUER CONTACTO! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Respiração ofegante. Consulte Ingestão.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele Dores. Vermelhidão.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico . 
Olhos   Usar viseira de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Náuseas. Vómitos.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro para gases e partículas orgânicas adaptado à concentração da substância no ar. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
 

ARMAZENAMENTO
Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Separado de géneros alimentícios. Consulte Perigos Químicos. Fresco. Bem fechado. 
EMBALAGEM
 
DINOCAPE (MISTURA DE ISÓMEROS) ICSC: 0881
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO CASTANHO ESCURO . 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por combustão. Isto produz fumos tóxicos incluindo óxidos de azoto. A substância é um ácido fraco. Reage com oxidantes fortes. Isto gera risco de incêndio e explosão. Pode decompor-se por aquecimento acima de 32°C.  

Fórmula: C18H24N2O6
Massa molecular: 364.4
Ponto de ebulição a 0.007kPa: 138-140°C
Densidade relativa (água = 1): 1.10
Solubilidade em água: nenhuma
Pressão de vapor a 20°C: negligenciável 


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para a pele. 

Risco de inalação
Não pode ser dada qualquer indicação sobre o taxa a que uma concentração nociva desta substância no ar é atingida por evaporação a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele. Os testes em animais mostram que esta substância pode causar malformações em bebés humanos.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. Evitar a libertação para o ambiente em circunstâncias diferentes das de uso normal. 

NOTAS
É incompatível com óleo, sprays à base de óleo e misturas de cal e enxofre.
Os solventes transportadores utilizados em formulações comerciais podem alterar as propriedades físicas e toxicológicas.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T, N; R: 61-20-22-38-43-48/22-50/53; S: 53-45-60-61; Notas: E 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019