« regresse à lista de resultados de pesquisa  
DIALILAMINAICSC: 0866 (Novembro 2009)
Di-2-propenylamine
N-2-Propenyl-2-propen-1-amine
CAS #: 124-02-7
ONU #: 2359
Número CE: 204-671-2

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Fácilmente inflamável. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Misturas de vapor/ar são explosivas.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar.  Sistema fechado, ventilação, equipamento eléctrico à prova de explosão e iluminação. NÃO usar ar comprimido para encher, descarregar ou manusear. Evitar a acumulação de cargas electrostáticas (p. ex., através da ligação à terra).  Usar pulverizões com água, espuma, pó, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 HIGIENE RIGOROSA! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de cabeça. Náuseas. Dor de garganta. Respiração ofegante. Falta de ar. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. 
Pele Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves da pele.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Olhos lacrimejantes. Vermelhidão. Dores. Visão turva. Queimaduras graves. Perda de visão.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Sensação de ardor na gargante e peito. Dores abdominais. Vómitos. Diarreia. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Remover todas as fontes de ignição. Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção química estanque a gases, incluindo aparelho de respiração autônomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Recolher o líquido derramado em recipientes seláveis . Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam;flamecorrskull;toxic
PERIGO
Líquido e vapor extremamente inflamáveis
Tóxico em contacto com a pele
Nocivo por ingestão ou inalação
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 3; Riscos Subsidiários ONU: 6.1 e 8; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. À prova de fogo. Separado de oxidantes fortes , ácidos fortes e géneros alimentícios. Bem fechado. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
DIALILAMINA ICSC: 0866
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
O vapor mistura-se bem com o ar, formando fácilmente misturas explosivas. Podem ser geradas cargas electrostáticas, como resultado de fluxos, agitação, etc.,  

Perigo químicos
Decompõe-se por combustão. Isto produz fumos tóxicos incluindo óxidos de azoto. A solução em água é uma base moderadamente forte . Reage violentamente com ácidos fortes, oxidantes e cloro. Ataca metais. 

Fórmula: C6H11N / (CH2=CHCH2)2NH
Massa molecular: 97.2
Ponto de ebulição: 111°C
Ponto de fusão: -88.4°C
Densidade relativa (água = 1): 0.8
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 9
Pressão de vapor, kPa a 20°C: 2.42
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 3.4
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.06
Ponto de inflamação: 7°C
Temperatura de auto-ignição: 273°C
Limite de explosividade, vol% no ar: 2.2-22
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 1.11  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus vapores, por absorção cutânea e por ingestão. Efeitos locais por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A inalação de gases pode causar edema pulmonar Ver Notas. A exposição pode causar forte inflamação da garganta . A substância pode causar efeitos no sistema cardiovascular e sistema nervoso . Isto pode resultar em perturbações cardíacas ou alterações funcionais . Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
Não pode ser dada qualquer indicação sobre o taxa a que uma concentração nociva desta substância no ar é atingida por evaporação a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A substância pode ter efeitos sobre as vias respiratórias e os pulmões. Pode resultar em inflamação crónica e funções deficientes.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
A substância é tóxica para os organismos aquáticos. É fortemente aconselhado a não deixar a substância química entrar no ambiente.  

NOTAS
NÃO levar roupa de trabalho para casa.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019