« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ÁCIDO ACRÍLICOICSC: 0688 (Abril 2013)
Ethylenecarboxylic acid
Acroleic acid
2-Propenoic acid
CAS #: 79-10-7
ONU #: 2218 (estabilizado )
Número CE: 201-177-9

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Inflamável. Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Acima de 48°C podem formar-se misturas de vapor/ar explosivas.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar.  Acima de 48°C usar um sistema fechado, ventilação e equipamento eléctrico à prova de explosão. Os vapores serão dissipados e podem polimerizar-se em instalações de exaustão ou ventilação com risco de desagregação.  Usar pulverizões com água, espuma resistente ao álcool, pó, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 HIGIENE RIGOROSA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Sensação de ardor. Falta de ar. Respiração ofegante.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves da pele.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Lesões da córnea.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Sensação de ardor. Diarreia. Choque ou colapso. Perda de consciência.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Ventilação. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Recolher o líquido derramado em recipientes seláveis . Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam;flamecorrskull;toxic
PERIGO
Líquido e vapor inflamáveis
Tóxico por ingestão, contacto com a pele ou inalação
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Nocivo para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Riscos Subsidiários ONU: 3; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de oxidantes fortes , bases fortes , ácidos fortes e géneros alimentícios. Manter no escuro. Armazenar apenas se estiver estabilizado. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. As condições de armazenamento podem variar de acordo com o tipo de inibidor utilizado. Consultar as instruções do fabricante sobre as condições adequadas de armazenamento. Consultar Notas. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Pode ser armazenado apenas em vidro, aço inóxidavel, alúminio ou contentores revestidos de polietileno. 
ÁCIDO ACRÍLICO ICSC: 0688
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
Os vapores não são inibidos e podem polimerizar em respiradouros ou em corta-chamas, causando bloqueio.  

Perigo químicos
A substância rápidamente polimeriza devido ao aquecimento, sob a influência da luz, oxigénio, agentes oxidantes tais como peróxidos ou outros ativadores (ácido, sais de ferro) . Isto gera risco de incêndio ou explosão. Descompõe-se por aquecimento. Isto produz fumos tóxicos. A substância é um ácido moderadamente forte . Reage violentamente com bases fortes e aminas. Ataca muitos metais incluindo níquel e cobre. 

Fórmula: C3H4O2 / CH2=CHCOOH
Massa molecular: 72.07
Ponto de ebulição: 141°C
Ponto de fusão: 14°C
Densidade relativa (água = 1): 1.05
Solubilidade em água: miscível
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 413
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 2.5
Ponto de inflamação: 48-55°C c.c.
Temperatura de auto-ignição: 395°C
Limite de explosividade, vol% no ar: 3.9-19.8
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 0.36 (estimado)
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.01  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos e pele. Corrosivo por ingestão O vapor é severamente irritante para os olhos e tracto respiratório. 

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida bastante rápido por evaporação desta substância a 20°C , ainda mais rápido por pulverização ou dispersão . 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A substância pode ter efeitos sobre o tracto respiratório superior e os pulmões. Pode resultar em função pulmonar reduzida e hiper-reactividade das vias. Ver Notas 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 2 ppm.
TLV: (pele); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano).
MAK: 30 mg/m3, 10 ppm; categoria de limite de pico de exposição: I(1); risco relativo ao grupo das grávidas: C.
EUL-TWA1 29 mg/m3, 10 ppm; EUL-STEL1 59 mg/m3, 20 ppm 

AMBIENTE
A substância é prejudicial para os organismos aquáticos.  

NOTAS
O ácido acrílico está comercialmente disponível na forma estabilizada por adição de inibidores de polimerização (ver Perigos Químicos).
O ácido acrílico solidifica abaixo de 14 °C, levando a um esgotamento localizado do estabilizador. Siga as instruções do fabricante relativamente ao descongelamento.
A adição de um estabilizador ou inibidor pode influenciar as propriedades toxicológicas desta substância, aconselhando-se a consulta de um perito.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
Qualquer pessoa que tenha demonstrado sinais de sensibilidade à substância, deve evitar qualquer contacto posterior com esta, ou quaisquer outros acrilatos.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: C, N; R: 10-20/21/22-35-50; S: (1/2)-26-36/37/39-45-61; Notas: D 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019