« regresse à lista de resultados de pesquisa  
FÓSFORO (AMARELO)ICSC: 0628 (Abril 2004)
Phosphorus tetramer
White phosphorus
CAS #: 12185-10-3
ONU #: 1381
Número CE: 231-768-7

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Fácilmente inflamável. Consulte as Notas. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar. NÃO pôr em contacto com substâncias inflamáveis. NÃO pôr em contacto com ar. NÃO pôr em contacto com superficies quentes. NÃO pôr em contacto com agentes oxidantes, halogénios, enxofre ou bases fortes.    Usar pulverizões com água, areia húmida.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 EVITAR PRODUÇÃO DE NÉVOAS! EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Sensação de ardor. Tosse. Respiração ofegante. Falta de ar. Dor de garganta. Perda de consciência. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele Vermelhidão. Queimaduras graves da pele. Dores. Bollhas.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar o médico . Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. Consultar Notas. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Perda de visão. Queimaduras profundas graves.  Usar viseira de proteção, proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dores abdominais. Sensação de ardor. Choque ou colapso. Perda de consciência.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Provocar o vómito (APENAS EM PESSOAS CONSCIENTES!). Descanse. Usar luvas de proteção ao induzir o vômito. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Varrer a substância derramada para dentro de recipientes. Cobrir o material derramado com areia molhada ou terra. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. NÃO despejar no esgoto. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 4.2; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de oxidantes fortes e géneros alimentícios. Manter sob água. 
EMBALAGEM
Hermética.
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
FÓSFORO (AMARELO) ICSC: 0628
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
SÓLIDO CRISTALINO TRANSPARENTE BRANCO-AMARELADO DE APARÊNCIA CEROSA. FICA ESCURO QUANDO EXPOSTO AO LUZ. 

Perigos físicos
Sem dados. 

Perigo químicos
A substância pode inflamar-se espontaneamente em contacto com ar. Isto produz fumos tóxicos de óxidos de fósforo. Reage com oxidantes, halogéneos e sulfuretos. Isto gera risco de incêndio e explosão. Reage com bases fortes. Isto produz gás tóxico (fosfina).  

Fórmula: P4
Massa molecular: 123.88
Ponto de fusão: 44°C
Densidade: 1.83 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 0.0003
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 3.5
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 4.42
Ponto de inflamação: < 20°C
Temperatura de auto-ignição: 30°C 


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus vapores e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A inalação de vapor pode causar edema pulmonar Ver Notas. A substância pode causar efeitos nos rins e fígado. A exposição pode causar morte. Os efeitos podem ser retardados. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A substância pode ter efeitos sobre o osso. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.1 mg/m3.
MAK: (a fracção inalável ): 0.01 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: II(2); risco relativo ao grupo das grávidas: C 

AMBIENTE
 

NOTAS
Pode reacender-se após a extinção do fogo.
Dependendo do grau de exposição, é sugerido um exame médico periódico.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes não se manifestam até passarem algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
NÃO levar roupa de trabalho para casa.
Lavar as roupas contaminadas com água em abundância devido ao risco de incêndio.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: F, T+, C, N; R: 17-26/28-35-50; S: (1/2)-5-26-38-45-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019