« regresse à lista de resultados de pesquisa  
ÁCIDO OXÁLICOICSC: 0529 (Novembro 2009)
Ethanedioic acid
CAS #: 144-62-7
ONU #: 3261
Número CE: 205-634-3

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.    NÃO usar chama aberta.    Usar pulverizões com água, pó, espuma, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de garganta. Sensação de ardor. Falta de ar. Respiração ofegante. Dor de cabeça.  Utilize ventilação (excepto para pó), exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. 
Pele Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves da pele.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche de pelo menos 15 minutos. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Visão turva. Ardores.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Dor de garganta. Sensação de ardor. Dores abdominais. Respiração ofegante. Convulsões. Paralesia. Arritmia cardíaca. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar, luvas de proteção eluvas de segurança. Varrer a substância derramada para recipientes de plástico cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Lavar o restante com água em abundância. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

correxcl mark;warn
PERIGO
Nocivo por ingestão
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar irritação das vias respiratórias 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Grupo de embalagem ONU: III 

ARMAZENAMENTO
Separado de oxidantes fortes e géneros alimentícios. Seco. Bem fechado. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
ÁCIDO OXÁLICO ICSC: 0529
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS HIGROSCÓPICO INCOLORES OU PÓ BRANCO. 

Perigos físicos
Sem dados. 

Perigo químicos
Decompõe-se " "P1] por contacto com superfícies quentes ou chamas. Isto produz ácido fórmico e monóxido de carbono. A solução em água é um ácido mederadamente forte. Reage violentamente com oxidantes fortes. Isto gera risco de incêndio e explosão. Reage com alguns compostos de prata. Isto produz oxalato de prata explosivo. Ataca algumas formas de plástico. 

Fórmula: C2H2O4 / (COOH)2
Massa molecular: 90.0
Decompõe-se: ver Notas.
Ponto de fusão: 189.5°C
Densidade: 1.9 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 9-10 (moderada)
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): -0.81  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois e por ingestão. Efeitos locais por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A substância pode causar efeitos no equilíbrio de cálcio após a ingestão. A exposição a níveis elevados pode causar morte. 

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar quando disperso. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A exposição pode provocar pedras nos rins, úlceras de cicatrização lenta e unhas pretas.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 1 mg/m3; TLV-STEL1 2 mg/m3.
EUL-TWA1 1 mg/m3 

AMBIENTE
 

NOTAS
O ácido oxálico pode sublimar a temperaturas >100 °C a uma pressão reduzida. A temperatura óptima de sublimação é de 157 °C. A temperaturas mais elevadas, decompõe-se parcialmente.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
Alguns fabricantes não classificam esta substância com o nº ONU 3261.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: Xn; R: 21/22; S: (2)-24/25 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019