« regresse à lista de resultados de pesquisa  
METILDICLOROSSILANOICSC: 0297 (Maio 2002)
Dichloromethylsilane
Monomethyldichlorosilane
CAS #: 75-54-7
ONU #: 1242
Número CE: 200-877-1

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Fácilmente inflamável. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Misturas de vapor/ar são explosivas.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar. NÃO pôr em contacto com superficies quentes.  Sistema fechado, ventilação, equipamento eléctrico à prova de explosão e iluminação. NÃO usar ar comprimido para encher, descarregar ou manusear.  Usar AFFF, pó, dióxido de carbono. NÃO usar agentes hidratados. NÃO usar água .  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. NÃO contactar diretamente com a água. 

 HIGIENE RIGOROSA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Sensação de ardor. Tosse. Dor de garganta. Respiração ofegante. Falta de ar. Os sistomas poderão surgir mais tarde. Consultar Notas.  Utilize sistema fechado ou ventilação.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. Consultar Notas. 
Pele Vermelhidão. Bollhas. Dores. Queimaduras graves da pele.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras profundas graves.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Sensação de ardor. Dores abdominais. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Não dê nada a beber. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO despejar no esgoto. NUNCA dirija o jacto de água sobre o líquido. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos, secos e que não sejam de plástico. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 4.3; Riscos Subsidiários ONU: 3 e 8; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de oxidantes, materiais incompatíveis e géneros alimentícios. Consulte Perigos Químicos. Fresco. Seco. Bem fechado. Manter em atmosfera de gás inerte. 
EMBALAGEM
Hermética.
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
METILDICLOROSSILANO ICSC: 0297
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
O vapor é mais pesado do que o ar e pode propagar-se no solo; é possível uma ignição à distancia. 

Perigo químicos
Decompõe-se " "P1] por contacto com superfícies quentes ou chamas. Isto produz fumos tóxicos e corrosivos, incluindo cloreto de hidrogénio e fosgénio. Decompõe-se " "P1] por contacto com bases. Isto produz gás inflamável/explosivo (hidrogénio - ver ICSC/FISQ 0001). Reage violentamente com oxidantes. Reage violentamente com água. Isto produz cloreto de hidrogénio (ver ICSC/FISQ 0163). Reage na presença de permanganato de potássio, óxido de chumbo(II), óxido de cobre ou óxido de prata, causando risco de incêndio e explosão. Ataca muitos metais em presença de água. 

Fórmula: CH4Cl2Si / CH3SiHCl2
Massa molecular: 115.0
Ponto de ebulição: 41°C
Ponto de fusão: -92°C
Densidade relativa (água = 1): 1.1
Solubilidade em água: reacção
Pressão de vapor, kPa a 20°C: 47.1
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 3.97
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 2.38
Ponto de inflamação: -22°C c.c.
Temperatura de auto-ignição: 290°C
Limite de explosividade, vol% no ar: 2.4-55 


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus vapores e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A inalação de vapor pode causar edema pulmonar A exposição pode causar morte. É indicada vigilância médica. Ver Notas.  

Risco de inalação
Não pode ser dada qualquer indicação sobre o taxa a que uma concentração nociva desta substância no ar é atingida por evaporação a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
 

AMBIENTE
 

NOTAS
Reage violentamente com agentes extintores de incêndio, tais como água.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes só se manifestam depois de algumas horas e são agravados pelo esforço físico.
O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019