« regresse à lista de resultados de pesquisa  
HYDRAZINEICSC: 0281 (Novembro 2009)
Diamide
Diamine
Nitrogen hydride
(anhydrous)
CAS #: 302-01-2
ONU #: 2029
Número CE: 206-114-9

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Inflamável.  Acima de 40°C podem formar-se misturas de vapor/ar explosivas. Risco de incêndio e explosão com diversos materiais.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar.  Acima de 40°C usar um sistema fechado, ventilação e equipamento eléctrico à prova de explosão.  Usar espuma resistente ao álcool, espuma, pulverizões com água, pó seco, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Sensação de ardor. Dor de cabeça. Confusão. Sonolência. Náuseas. Falta de ar. Convulsões. Perda de consciência.  Utilize sistema fechado e ventilação.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Dores. Queimaduras graves da pele.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante pelo menos 15 minutos, depois retirar as roupas contaminadas e enxaguar novamente. Consultar Notas. Consultar imediatamente o médico. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Visão turva. Queimaduras graves.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Dores abdominais. Diarreia. Vómitos. Choque ou colapso. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Não dê nada a beber. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Recolher o líquido derramado em recipientes seláveis não metálicos. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. 

De acordo com o criterio GHS da ONU

flam;flamecorrskull;toxiccancer;health hazenviro;aqua
PERIGO
Líquido e vapor inflamáveis
Mortal por contacto com a pele ou inalação
Tóxico por ingestão
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Pode provocar uma reação alérgica cutânea
Suspeito de provocar anomalis genéticas
Suspeito de provocar cancro
Provoca danos no fígado e sistema nervoso central
Provoca danos no fígado, nos pulmões, nos rins e no sistema nervoso central após exposição prolongada ou repetida
Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Riscos Subsidiários ONU: 3 e 6.1; Grupo de embalagem ONU: I 

ARMAZENAMENTO
À prova de fogo. Separado de ácidos, metais, oxidantes e géneros alimentícios. Manter em atmosfera de gás inerte. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Material especial.
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
HYDRAZINE ICSC: 0281
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR FUMANTE OLEOSO HIGROSCÓPICO COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
Sem dados. 

Perigo químicos
Decompõe-se . Isto produz amoníaco, hidrogénio e óxidos de azoto. Isto gera risco de incêndio e explosão. A substância é um agente redutor forte. Reage violentamente com oxidantes. A substância é uma base moderadamente forte . Reage violentamente com ácidos, muitos metais, pós metálicos e materiais porosos. Isto gera risco de incêndio e explosão. Decompõe-se mesmo na ausência de ar ou oxigénio. 

Fórmula: N2H4 / H2N-NH2
Massa molecular: 32.1
Ponto de ebulição: 114°C
Ponto de fusão: 2°C
Densidade relativa (água = 1): 1.01
Solubilidade em água: miscível
Pressão de vapor, kPa a 20°C: 2.1
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 1.1
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.00
Ponto de inflamação: 40°C c.c.
Temperatura de auto-ignição: 270°C
Limite de explosividade, vol% no ar: 4.7-100
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): -2.1
Viscosidade: 0.0009 mm²/s a 20°C  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão. Efeitos locais por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. A inalação pode causar a inalação de grandes quantidades de vapores metálicos de prata pode causar lesões pulmonares devido a edema pulmonar. . Corrosivo por ingestão A substância pode causar efeitos no fígado e sistema nervoso central. A exposição pode causar morte. 

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida muito rápidamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado pode causar sensibilização da pele. A substância pode ter efeitos sobre o fígado, os rins e sistema nervoso central. Esta substância é possivelmente carcinogénica para os seres humanos. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.01 ppm.
TLV: (pele); 3A (agente cancerígeno confirmado para os animais com efeitos desconhecidos para o ser humano).
EUL-TWA1 0.013 mg/m3, 0.01 ppm.
EU-OEL: (pele).
MAK: absorção cutânea (H); sensibilização da pele (SH); categoria cancerígena: 2 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. É fortemente aconselhado a não deixar a substância química entrar no ambiente.  

NOTAS
A temperatura de auto-ignição varia de 24°C numa superfície de ferro enferrujado a 270°C numa superfície de vidro.
Os sintomas da asma muitas vezes só se manifestam depois de algumas horas e são agravados pelo esforço físico. O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.
O aviso de odor, quando o valor limite de exposição é excedido, não é suficiente.
Lavar as roupas contaminadas com água em abundância devido ao risco de incêndio.
NÃO levar roupa de trabalho para casa.
Outros números ONU: 2030 Solução aquosa de hidrazina , com mais de 37% de hidrazina em massa, com um ponto de inflamação não superior a 60 °C: classe de perigo: 8, riscos subsidiários: 3 e/ou 6.1, grupo de embalagem: I; solução aquosa de hidrazina, com mais de 37% de hidrazina em massa: classe de perigo: 8, risco subsidiários II-III. UN 3293 Hidrazina, soluções aquosas, com não mais de 37% de hidrazina, classe de risco: 6.1, grupo de embalagem: III. Outros números CAS são: 7803-57-8 para a solução aquosa a 64% e 10217-52-4 para a solução aquosa a 55%. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T, N; R: 45-10-23/24/25-34-43-50/53; S: 53-45-60-61; Notas: E 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019