« regresse à lista de resultados de pesquisa  
PENTAFLUORETO DE ANTIMÓNIOICSC: 0220 (Junho 2011)
Antimony(V) fluoride
CAS #: 7783-70-2
ONU #: 1732
Número CE: 232-021-8

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não é combustível mas potência a combustão de outras substâncias. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.        Usar pó, dióxido de carbono. NÃO usar água . NÃO usar agentes hidratados.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. NÃO contactar diretamente com a água. 

 EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Sensação de ardor. Tosse. Respiração ofegante. Náuseas. Falta de ar. Dor de garganta.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. Consultar Notas. 
Pele Vermelhidão. Queimaduras graves da pele. Dores.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Consultar imediatamente o médico. Aplicar gluconato de cálcio nas áreas queimadas. 
Olhos Vermelhidão. Dores. Queimaduras profundas graves.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade). Consultar imediatamente o médico. 
Ingestão Queimaduras na boca e na garganta. Dor de garganta. Sensação de ardor. Dores abdominais. Diarreia. Vómitos. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. NÃO despejar no esgoto. NÃO absorver com serradura ou outros absorventes combustíveis. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

corrcancer;health haz
PERIGO
Pode ser corrosivo para os metais
Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves
Provoca danos no sistema respiratório
Provoca danos no sistema cardiovascular e no trato respiratório após exposição prolongada ou repetida
Tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 8; Riscos Subsidiários ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Separado de substâncias combustíveis, agentes dedutores e géneros alimentícios. Seco. Bem fechado. Manter em sala bem arejada. NÃO armazenar ou transportar em contentores de metal ou vidro. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Embalagens inquebráveis.
Coloque as embalagens quebráveis em recipientes inquebráveis fechados.
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
PENTAFLUORETO DE ANTIMÓNIO ICSC: 0220
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO OLEOSO INCOLOR HIGROSCÓPICO COM CHEIRO INTENSO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe-se por aquecimento e por combustão. Isto produz fumos tóxicos e corrosivos, incluindo antimónio e flúor. Reage violentamente com água. Isto produz fluoreto de hidrogénio tóxico e corrosivo (ver ICSC/FISQ 0283). Ataca muitos metais. Isto produz um gás combustível/explosivo (hidrogénio - ver ICSC 0001) .  

Fórmula: SbF5
Massa molecular: 216.8
Ponto de ebulição: 141°C
Ponto de fusão: 8.3°C
Densidade relativa (água = 1): 3.00
Solubilidade em água: reacção
Pressão de vapor, kPa a 25°C: 1.33  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
Efeitos locais e Efeitos sistémicos por todas as vias de exposição. 

Efeito de exposição a curto prazo
Corrosivo. A inalação pode causar forte inchaço da garganta . Isto pode resultar em asfixia. A inalação pode causar a inalação de grandes quantidades de vapores metálicos de prata pode causar lesões pulmonares devido a edema pulmonar. . A exposição a níveis elevados pode causar graves lesões pulmonares. Ver Notas. É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar, pode ser atingida muito rápidamente por evaporação desta substância a 20°C. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A substância pode ter efeitos sobre sistema cardiovascular e as vias respiratórias . Pode resultar em funções deficientes.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: (em Sb):.
TLV-TWA1 0.5 mg/m3.
MAK: categoria cancerígena: 2; mutagénica para as células germinais do grupo: 3A 

AMBIENTE
A substância é tóxica para os organismos aquáticos. 

NOTAS
Reage violentamente com agentes extintores de incêndio tais como água.
Os sintomas de edema pulmonar muitas vezes só se manifestam depois de algumas horas e são agravados pelo esforço físico.
O repouso e a observação médica são, portanto, essenciais.
Deve ser considerada a administração imediata de uma terapia apropriada por inalação, por um médico, ou por uma pessoa autorizada.
Ver ICSC/FISQ 0283.
É necessário tratamento específico em caso de intoxicação com esta substância; devem estar disponíveis os meios apropriados com instruções.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: Xn, N; R: 20/22-51/53; S: (2)-61; Notas: A, 1 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019