« regresse à lista de resultados de pesquisa  
NITROGLICERINAICSC: 0186 (Junho 2015)
Glyceryl trinitrate
Glycerol trinitrate
1,2,3-Propanetriol trinitrate
Blasting oil
CAS #: 55-63-0
ONU #: 0143 (dessensibilizado)
Número CE: 200-240-8

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Muitas reacções podem provocar incêndio ou explosão. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão. Explosivo.  EVITAR chama aberta, EVITAR faíscas e NÃO fumar. NÃO pôr em contacto com superficies quentes.  Sistema fechado, ventilação, equipamento eléctrico à prova de explosão e iluminação. Usar ferramentas manuais antichispa. NÃO expor à fricção ou ao choque.  Usar pulverizões com água, pó, espuma, dióxido de carbono.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. Combater o fogo a partir de um local seguro. 

 HIGIENE RIGOROSA! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Dor de cabeça. Náuseas. Face ruborizada. Tonturas.  Utilize ventilação, exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico . 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Face ruborizada. Dor de cabeça. Tonturas. Náuseas. Vómitos. Choque ou colapso.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Dar a beber carvão activado misturado com água. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Evacuar a zona de perigo! Consulte um perito! Proteção individal: vestuário de proteção completa incluindo aparelho respiratório autónomo. Remover todas as fontes de ignição. NÃO despejar no esgoto. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Recolher, na medida do possível, o líquido vertido e derramado, em recipientes herméticos. Absorver o restante líquido com areia ou absorvente inerte. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

explskull;toxiccancer;health haz
PERIGO
Explosivo; perigo de explosão em massa
Mortal por ingestão ou contacto com a pele
Pode afetar o sistema cardiovascular
Pode ser nocivo para o coração após exposição prolongada ou repetida
Tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 1.1D (Dessensibilizado); Riscos Subsidiários ONU: 6.1 (Dessensibilizado) 

ARMAZENAMENTO
Armazenar apenas se estiver estabilizado. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. À prova de fogo. Bem fechado. Separado de géneros alimentícios. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
NITROGLICERINA ICSC: 0186
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
LÍQUIDO INCOLOR A AMARELO VISCOSO OU CRISTAIS PÁLIDOS AMARELO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
O aquecimento pode causar combustão ou explosão violenta . Pode decompor-se de forma explosiva por choque, fricção ou pancada violenta. Durante a combustão, formam-se fumos tóxicos incluindo óxidos de azoto . Reage com ozono. Isto gera risco de explosão.  

Fórmula: C3H5N3O9 / C3H5(NO3)3
Massa molecular: 227.1
Descompõe-se a 50-60°C
Ponto de fusão: 13.5°C
Ponto de ebulição a 2kPa: 160°C
Densidade relativa (água = 1): 1.6
Solubilidade em água: pobre
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 0.03
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 7.8
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 1.62  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação dos seus aérossois, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos. A substância pode causar efeitos no sistema cardiovascular. Isto pode resultar em redução da pressão arterial . É indicada vigilância médica.  

Risco de inalação
A contaminação nociva do ar não será atingida ou será apenas muito lentamente, com a evaporação desta substância a 20°C; por pulverização ou dispersão, no entanto, muito mais rápido . 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
O contacto repetido ou prolongado com a pele pode causar dermatites. A exposição repetida leva a uma tolerância marcada e uma ausência curta da exposição pode levar à morte súbita.  


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.05 ppm.
TLV: (pele).
MAK: 0.094 mg/m3, 0.01 ppm; categoria de limite de pico de exposição: II(1); absorção cutânea (H); categoria cancerígena: 3; risco relativo ao grupo das grávidas: C.
EUL-TWA1 0.095 mg/m3, 0.01 ppm; EUL-STEL1 0.19 mg/m3, 0.02 ppm.
EU-OEL: (pele) 

AMBIENTE
A substância é tóxica para os organismos aquáticos. 

NOTAS
A combustão num espaço confinado pode transformar-se em detonação.
O uso de bebidas alcoólicas aumenta o efeito nocivo.
Outros números ONU são: 0144 Nitroglicerina, solução em álcool com mais de 1% mas não mais de 10% de nitroglicerina; Classe de Perigo 1.1D.
O ONU 1204 Nitroglicerina, solução em álcool o máximo de 1% de nitroglicerina; Classe de perigo: 3, Grupo de embalagem: II.
ONU 3064 Nitroglicerina, solução em álcool com mais de 1% mas não mais de 5% de nitroglicerina, Classe de perigo 3, Grupo de embalagem II.
A adição de um estabilizador ou inibidor pode influenciar as propriedades toxicológicas desta substância, aconselhando-se a consulta de um perito. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: E, T+, N; R: 3-26/27/28-33-51/53; S: (1/2)-33-35-36/37-45-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019