« regresse à lista de resultados de pesquisa  
PENTACLOROFENOLICSC: 0069 (Agosto 2003)
CAS #: 87-86-5
ONU #: 3155
Número CE: 201-778-6

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Não combustível. As formulações líquidas que contenham solventes orgânicos podem ser inflamáveis.        Em situações de fogo nas imediações, usar meios de extinção apropriados   

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! HIGIENE RIGOROSA! EVITAR A EXPOSIÇÃO DE MULHERES (GRÁVIDAS)! EVITAR QUALQUER CONTACTO! EM QUALQUER CASO CONSULTE UM MÉDICO! 
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Tonturas. Sonolência. Dor de cabeça. Febre. Respiração ofegante. Dor de garganta.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Poderá ser necessário respiração artificial. Consulte o médico. 
Pele PODE SER ABSORVIDO! Vermelhidão. Bollhas. Consulte também: Inalação.  Luvas de proteçao. Roupa de proteção.  Retirar as roupas contaminadas. Enxaguar e depois lavar a pele com água e sabão. Consultar o médico . Utilizar luvas de protecção na administração de primeiros socorros. 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar viseira de proteção, proteção facial ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Cólicas abdominais. Diarreia. Náuseas. Perda de consciência. Vómitos. Fraqueza. Consultar mais em Inalação.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho. Lavar as mãos antes de comer.  Enxaguar a boca. Dar a beber carvão activado misturado com água. Dar a beber um ou dois copos de água. Procurar cuidados médicos . 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: vestuário para proteção química erespirador com filtro para gases e partículas orgânicas adaptado à concentração da substância no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes seláveis cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Separado de oxidantes fortes e géneros alimentícios. Manter em sala bem arejada. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.
Grave poluente marinho 
PENTACLOROFENOL ICSC: 0069
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS BRANCOS OU SÓLIDOS SOB DIVERSAS FORMAS COM CHEIRO CARACTERÍSTICO. 

Perigos físicos
 

Perigo químicos
Decompõe acima de 200°C . Isto produz fumos tóxicos e corrosivos, incluindo dioxinas. Reage violentamente com oxidantes fortes. 

Fórmula: C6Cl5OH
Massa molecular: 266.4
Descompõe-se a 309°C
Ponto de fusão: 191°C
Densidade: 1.98 g/cm³
Solubilidade em água, g/100ml a 20°C: 0.001
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 0.02
Densidade relativa do vapor (ar = 1): 9.2
Densidade relativa da mistura de vapor/ar a 20°C (ar = 1): 1.00
Coeficiente de partição octanol/água (log Pow): 5.01  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação, por absorção cutânea e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é irritante para os olhos, pele e tracto respiratório. A substância pode causar efeitos no sistema cardiovascular. Isto pode resultar em perturbações cardíacas ou insuficiência cardíaca . 

Risco de inalação
A evaporação a 20°C é insignificante; no entanto, pode ser atingida rapidamente uma concentração danosa de partículas transportadas pelo ar quando disperso. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
A substância pode ter efeitos sobre sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões, o sistema imunitário e a tiroideia . Esta substância é possivelmente carcinogénica para os seres humanos. Testes em animais mostram que esta substância pode causar toxicidade para a reprodução ou desenvolvimento humano. 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV-TWA1 0.5 mg/m3; TLV-STEL1 1 mg/m3.
TLV: (pele); 3A (agente cancerígeno confirmado para os animais com efeitos desconhecidos para o ser humano) ; BEI estabelecido.
MAK: absorção cutânea (H); categoria cancerígena: 2 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. A substância pode causar efeitos a longo prazo no ambiente aquático. Esta substância entra no ambiente em condições normais de utilização. No entanto, deve ter-se o maior cuidado para evitar qualquer libertação adicional, por exemplo, através de eliminação inadequada. 

NOTAS
O produto comercial pode conter impurezas muito tóxicas (dioxinas).
O aviso de odor, quando o valor limite de exposição é excedido, não é suficiente. 

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T+, N; R: 24/25-26-36/37/38-40-50/53; S: (1/2)-22-36/37-45-52-60-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019