Mais informação sobre trabalho doméstico

  1. Avançando rumo à igualdade: o papel do cuidado no mercado de trabalho latino-americano

    8 de Março de 2024

    Analisando a intersecção entre gênero, emprego e cuidados, a OIT apresenta um relatório detalhado que apela a ações transformadoras para redistribuir o trabalho de cuidados em torno da corresponsabilidade e da justiça social.

  2. © Asian Development Bank 2024

    Novo estudo da OIT pede inclusão das trabalhadoras domésticas nas políticas de cuidados para garantir os direitos no trabalho

    8 de Março de 2024

    Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas desempenham um papel integral e crescente na prestação de cuidados, mas não têm acesso aos direitos trabalhistas e à proteção social. Os governos e os parceiros sociais precisam de agir.

  3. OIT participa de seminário internacional sobre políticas de cuidados

    28 de Fevereiro de 2024

    Especialistas da OIT vão contribuir para o debate sobre sistemas de cuidado como direito e sua relação com a sustentabilidade ambiental.

  4. Projeto Promoção do Trabalho Decente para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

    31 de Julho de 2022

    O projeto tem por objetivo a atenção direta a grupos em situação de vulnerabilidade pela exclusão por causas diversas (racismo, sexismo, preconceito religioso, deficiência e outros). A estratégia central é desenvolver ações combinadas para aumentar a sua eficácia. Neste sentido, o projeto propõe iniciativas de formação profissional, aliadas à conscientização social, além de fortalecer outras habilidades, como expressão, autoestima e capacidade de planejamento de vida e carreira. As ações direcionadas aos grupos prioritários, às organizações de empregadores e trabalhadores e à sociedade aumentam as possibilidades da inclusão formal no trabalho, sua permanência e ascenção

  5. Informalidade deixa sem proteção milhões de trabalhadoras domésticas na América Latina e no Caribe

    16 de Junho de 2022

    A região avançou na oferta de cobertura legal a quase 15 milhões de pessoas que realizam trabalho doméstico e na ratificação da Convenção 189 da OIT, que completa 11 anos após ter sido adotada nesta quinta-feira. Mas 10 milhões ainda carecem de cobertura efetiva de proteção social devido à falta de aplicação das leis e das políticas vigentes.

  6. Nova campanha faz chamado para combate ao trabalho doméstico análogo à escravidão

    16 de Junho de 2022

    Iniciativa é uma ação conjunta da ONU Mulheres, OIT, MPT-RJ, Fenatrad, Themis, AMB-Rio, MNU-RJ e demais parcerias da sociedade civil para conscientizar sobre a questão que afeta trabalhadoras domésticas em diferentes regiões do país

  7. © Kate Holt / Solidarity Center 2024

    Apenas 6% dos trabalhadores domésticos têm proteção social completa, segundo a OIT

    16 de Junho de 2022

    As trabalhadoras e os trabalhadores domésticos realizam uma importante contribuição para a sociedade, prestando cuidados vitais às famílias e aos domicílios, mas continuam a ser desvalorizados.