Publicações

2021

  1. Guia para estabelecer uma organização do tempo de trabalho equilibrada

    19 de Fevereiro de 2021

    Este guia foi concebido para fornecer aos trabalhadores e às trabalhadoras, empregadores e empregadoras, e governos informações práticas que podem ser usadas para desenvolver uma Organização de Tempo de Trabalho «equilibrada», mutuamente benéfica para trabalhadores e trabalhadoras e empresas.

  2. A Ameaça da Violência e Assédio Físico e Psicossocial no Trabalho Digitalizado

    17 de Fevereiro de 2021

    Este documento é uma contribuição única para compreender como os trabalhadores podem e devem ser protegidos contra os riscos emergentes no mundo do trabalho cada vez mais digitalizado.

  3. Teletrabalho durante e após a pandemia da COVID-19

    16 de Fevereiro de 2021

    O objetivo do Guia é fornecer recomendações práticas e exequíveis para um teletrabalho eficaz, que são passíveis de ser aplicadas a uma ampla gama de atores; para apoiar os formuladores de políticas na atualização das políticas existentes; e fornecer uma estrutura flexível por meio da qual empresas privadas e organizações do setor público podem desenvolver ou atualizar suas próprias políticas e práticas de teletrabalho. O Guia também inclui uma série de exemplos de casos de como empregadores e legisladores têm lidado com o teletrabalho durante a pandemia de COVID-19 e aborda as lições aprendidas nos últimos meses que são relevantes para o futuro dos arranjos de teletrabalho, após a pandemia; e uma lista de ferramentas e recursos disponíveis.

  4. Brasil: Impacto da pandemia de COVID-19 sobre o mercado de trabalho

    15 de Fevereiro de 2021

    Em fevereiro de 2020, os primeiros casos do novo Coronavírus foram detectados no Brasil. As medidas adotadas, pelos entes nacionais e entidades privadas, para estimular o isolamento social e combater a infecção incluem restrição de viagens, fechamento de escolas e comércio, restrição a atividades produtivas e nos casos mais extremos lockdowns com restrição à movimentação da população. Essas medidas, junto com a mortalidade e morbidade da pandemia em si, claramente causam grande impacto na economia como um todo, e, mais particularmente, no mercado de trabalho.

  5. Trabalhar num planeta mais quente: O impacto do stress térmico na produtividade do trabalho e no trabalho decente

    15 de Fevereiro de 2021

    O fenômeno do stress térmico refere-se ao excesso de calor recebido que o corpo pode tolerar sem comprometer as funções fisiológicas. O stress térmico afeta, especialmente, as pessoas que trabalham ao ar livre, como as que se dedicam à agricultura e à construção em estaleiros.

  6. IPEC+ Implementação do Programa de Referência Mundial

    14 de Janeiro de 2021

    O IPEC+ reúne dois dos principais programas de cooperação técnica da OIT para estabelecer uma nova força importante na luta contra o trabalho infantil, o trabalho forçado e o tráfico de pessoas.

2020

  1. BRICS-ILO Cooperation

    17 de Dezembro de 2020

  2. Retorno ao trabalho em segurança: Guia para os empregadores sobre a prevenção da COVID-19

    15 de Novembro de 2020

    Este Guia foi desenvolvido pelo Escritório da OIT para Atividades dos Empregadores (ILO-ACT/EMP) e contém recomendações de práticas de saúde e segurança e abordagens para a prevenção da COVID-19. A publicação visa fornecer orientação geral e informações aos(às) empregadores(as) sobre como evitar a propagação da COVID-19 no local de trabalho, para permitir que os(as) trabalhadores(as) retornem ao trabalho com segurança, mantendo o risco de contaminação o mais baixo possível. Ele também fornece ideias sobre como proteger o bem-estar mental dos(as) trabalhadores(as) durante a pandemia.

  3. ACTEMP: Promovendo a Produtividade - Um Guia para Organizações Empresariais

    4 de Novembro de 2020

    O escritório para Atividades dos Empregadores (ACT/EMP) elaborou este Guia que proporciona orientação prática em dois âmbitos. Primeiro, é uma ferramenta para dar suporte para as Organizações Empresariais (OE) para planejar e implementar serviços específicos para ajudar seus membros a aumentar sua produtividade e sua sustentabilidade. Em segundo lugar, o Guia oferece conselhos práticos para as OE sobre o modo como podem reforçar seu papel de representação, para promover políticas públicas que procurem melhorar a produtividade, o que por sua vez melhorará a competitividade e obterá como resultado a criação de mais e melhores empregos.

  4. Cadeia Produtiva do Óleo de Palma - Avanços e desafios rumo à promoção do trabalho decente: análise situacional

    2 de Novembro de 2020

    Documento de Discussão (Working Paper) para a promoção do diálogo social no contexto do Projeto “Promoção e Implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho no Brasil”