Publicações

2019

  1. Fortalecendo os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas - Módulo 2

    1 de Novembro de 2019

    Produzida conjuntamente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o Solidarity Center, a a série intitulada "Fortalecendo os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas" aborda temas importantes para a categoria de profissional, tais como formação política, condições de trabalho, normas internacionais, organização, história e comunicação. O Módulo 2 aborda o tema "Legislação Nacional e Normas Internacionais"

  2. Fortalecendo os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas - Módulo 1

    1 de Novembro de 2019

    Produzida conjuntamente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o Solidarity Center, a a série intitulada "Fortalecendo os Sindicatos de Trabalhadoras Domésticas" aborda temas importantes para a categoria de profissional, tais como formação política, condições de trabalho, normas internacionais, organização, história e comunicação. O Módulo 1 aborda o tema "Formação Política para Trabalhadoras Domésticas"

  3. Trabajar en cualquier momento y en cualquier lugar: consecuencias en el ámbito laboral

    10 de Outubro de 2019

    Este informe considera el impacto del teletrabajo/TICtrabajo móvil (T/TICM) en el mundo laboral. El sintetiza la investigación llevada a cabo por la red de corresponsales europeos de Eurofound y consultores de OIT.

2018

  1. The school-to-work transition in Brazil: Patterns and determinants of young people trajectories

    7 de Dezembro de 2018

    This study has one goal: to characterize the trajectories of young Brazilians in the labour market and to reflect on some of their main correlates. These trajectories were identified using data collected by a national ILO Brazil/SWTS “School-to-Work Transition Survey”, which investigated a representative sample of 3,288 young people interviewed in June 2013.

  2. Transições e trajetórias juvenis no mercado brasileiro de trabalho: Padrões e determinantes

    7 de Dezembro de 2018

    Este estudo tem um alvo: caracterizar os percursos dos jovens brasileiros no mercado de trabalho e refletir sobre alguns dos seus principais correlatos. Tais percursos foram identificados a partir dos dados colhidos no marco do projeto coordenado pelo Escritorio da OIT em Brasília sobre o tema “A Transição da Escola para o Trabalho dos/das Jovens no Brasil” (TET), que aplicou presencialmente um questionário numa amostra representativa nacional de 3.288 jovens em junho de 2013.

  3. Cadeia Produtiva do Cacau - Avanços e desafios rumo à promoção do trabalho decente: análise situacional

    13 de Novembro de 2018

    Entre julho de 2017 e junho de 2018, pesquisadores contratados e coordenados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), visitaram os principais polos brasileiros produtores de cacau, onde foi realizada uma série de entrevistas com a comunidade local, bem como a coleta de dados comprobatórios. O Working Paper produzido para o projeto “Promoção e Implementação dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho no Brasil”.

  4. A Aplicação e a Promoção das Normas Internacionais do Trabalho

    6 de Julho de 2018

    Tradução para o português do 3º capítulo da publicação “As Regras do Jogo”, 3ª edição revisada, de 2014.

  5. Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás

    26 de Abril de 2018

    Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás, região que engloba 39 municípios do sudeste do estado do Pará.

  6. Futuro do Trabalho no Brasil: Perspectivas e Diálogos Tripartites

    26 de Abril de 2018

    Esta publicação reúne a síntese de quatro Diálogos Nacionais Tripartites, realizados no Brasil nos anos 2016 e 2017, no marco da Iniciativa sobre o Futuro do Trabalho, preparatório à comemoração do centenário da OIT em 2019.

  7. Narrativa da Agenda Bahia do Trabalho Decente

    26 de Março de 2018

    Publicação sobre o processo de construção da Agenda Bahia do Trabalho Decente.