Publicações

2016

  1. Promoção do empreendedorismo e da inovação social juvenil na América Latina. Estudo Regional

    28 de Novembro de 2016

    A região tem hoje vários desafios fundamentais: a erradicação da pobreza, o aumento da produtividade e desenvolvimento produtivo e a redução das desigualdades em todas as suas dimensões, que se tornam mais urgentes em um momento de fragilidade da economia global.

  2. Experiências exitosas: Políticas ativas de mercado de trabalho na América Latina e no Caribe

    21 de Novembro de 2016

    Sumário executivo de um relatório que apresenta a primeira análise sistemática sobre as Políticas Ativas de Mercado de Trabalho (PAMT) na América Latina e no Caribe, e avalia sua efetividade com relação à melhora das condições sociais e do mercado de trabalho.

  3. Desarrollo productivo, formalización laboral y normas del trabajo: áreas prioritarias de trabajo de la OIT en América Latina y el Caribe

    3 de Novembro de 2016

    América Latina y el Caribe es una región sumamente diversa, pero a la vez una que tiene una serie de retos comunes. La Oficina Regional para América Latina y el Caribe ha hecho un esfuerzo por capturar y resumir los principales retos de la región vistos desde la perspectiva de la promoción del empleo productivo, el trabajo decente y la justicia social, y de agrupar la visión resultante en tres áreas prioritarias de trabajo.

  4. Promoción del emprendimiento y la innovación social juvenil en América Latina. Estudio Regional.

    27 de Outubro de 2016

    El objetivo principal del presente estudio realizado conjuntamente por OIT y PNUD es identificar mecanismos existentes e innovadores y hacerlos visibles para formuladores de políticas de promoción del emprendimiento y de la innovación social juvenil.

  5. Políticas de clústeres y de desarrollo productivo en la Comunidad Autónoma del País Vasco. Lecciones para América Latina y el Caribe. (Serie Informes Técnicos, 3)

    22 de Setembro de 2016

    El análisis de casos exitosos como el de la Comunidad Autónoma del País Vasco podría brindar importantes lecciones sobre cómo solventar algunos problemas que enfrentan los países de América Latina en su intento por poner en práctica exitosamente políticas de desarrollo productivo y dentro de éstas de desarrollo de clústeres.

  6. Trabalho Decente e Juventude – A informalidade do Trabalho da Juventude no Brasil: o que pensam os/as integrantes do subcomitê da agenda nacional de trabalho decente para juventude

    21 de Setembro de 2016

    : Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com membros do Subcomitê do Trabalho Decente para a Juventude para conhecer suas percepções sobre a informalidade do trabalho juvenil no Brasil.

  7. Trabalho Decente e Juventude – Transições da escola para o trabalho dos jovens homens e mulheres no Brasil

    21 de Setembro de 2016

    Este relatório apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com jovens no Brasil no âmbito do Projeto “Work4Youth”.

  8. Trabalho Decente e Juventude – Inserção dos jovens no mercado de trabalho brasileiro: evolução e desigualdades no período 2006-2013

    21 de Setembro de 2016

    Esta publicação apresenta um diagnóstico sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho brasileiro.

  9. Trabalho Decente e Juventude - Educação dos Jovens Brasileiros no período 2006-2013

    21 de Setembro de 2016

    Esta publicação realiza um diagnóstico da educação dos jovens brasileiros no período de 2006 a 2013.

  10. Trabalho Decente e Juventude - Diálogo Social e Trabalho Decente para a Juventude no Brasil

    21 de Setembro de 2016

    Esta publicação realiza um diagnóstico das principais iniciativas de promoção do diálogo social sobre trabalho decente para a juventude no Brasil, com destaque para o subcomitê da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude.