Antecipar, preparar e responder a crises. Investir agora em sistemas de SST resilientes (Resumo)

Este documento apresenta o resumo do relatório preparado no âmbito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (SST/2021).

A tradução do estudo para português foi realizada e gentilmente compartilhada pelo Escritório da OIT em Portugal. Com isso, o texto pode conter variação de grafia e/ou vocábulos.

A pandemia da COVID-19 teve um profundo impacto em quase todos os aspectos do mundo do trabalho – desde a ameaça imediata da transmissão do vírus até às medidas de confinamento, ao fechamento de empresas, de escolas, à perda generalizada de postos de trabalho em setores econômicos fundamentais, aos impactos nas cadeias mundiais de abastecimento e às restrições à mobilidade.

Estas alterações produzidas pela resposta rápida à pandemia, tiveram como resultado elevados níveis de desemprego, perda de horas de trabalho, o fechamento de empresas e empregos precários para muitos(as) trabalhadores(as). Os trabalhadores e as trabalhadoras e as unidades económicas informais encontram-se especialmente vulneráveis, aos riscos para a segurança e saúde no trabalho (SST) durante a pandemia, uma vez que carecem de proteção suficiente.