Estudos sobre crescimento com equidade

Experiências exitosas: Políticas ativas de mercado de trabalho na América Latina e no Caribe

Sumário executivo de um relatório que apresenta a primeira análise sistemática sobre as Políticas Ativas de Mercado de Trabalho (PAMT) na América Latina e no Caribe, e avalia sua efetividade com relação à melhora das condições sociais e do mercado de trabalho.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

A América Latina e o Caribe conquistaram avanços significativos em termos econômicos, sociais e no mercado de trabalho ao longo das últimas décadas. No entanto, alguns destes avanços se tornaram mais brandos nos últimos anos, ao ponto que poderiam desafiar a capacidade dos governos de manter o ritmo de progresso.

Neste contexto, as políticas ativas de mercado de trabalho (PAMT) podem desempenhar um papel chave para promover a empregabilidade dos trabalhadores e contribuir, direta ou indiretamente, para a criação de empregos produtivos. Vários países da região já aceitaram essa noção e adotaram uma mudança nas suas agenda política.

Parte da série “Estudos sobre crescimento com equidade”, o relatório analisa a eficácia das PAMT implementadas na América Latina, especialmente as políticas implementadas na Argentina, na Colômbia e no Peru.

Este documento traz uma tradução para o português do Sumário Executivo da publicação, que está disponível em sua versão completa somente nos idiomas espanhol e inglês.