Projetos no Brasil

  1. AMPLIAR - Projeto para Ampliar a Voz do Trabalhador e Trabalhadora e Abordar o Trabalho Forçado, Trabalho Infantil e Outras Violações Trabalhistas em Áreas de Pecuária Bovina no Brasil e Paraguai.

    2 Janeiro 2023 - 30 Junho 2026

    O objetivo do projeto é ampliar a ação coletiva das organizações de trabalhadores e trabalhadoras, e organizações da sociedade civil para lidar com trabalho forçado, trabalho infantil e demais violações laborais nas áreas de pecuária do Brasil e do Paraguai, especificamente no Estado de Mato Grosso do Sul e no Departamento de Boquerón, na região do Chaco.

  2. Projeto Direitos Fundamentais – Consolidação do Programa de Cooperação Sul-Sul Brasil-OIT para a Promoção dos Direitos e Princípios Fundamentais do Trabalho

    1 Janeiro 2023 - 31 Dezembro 2027

    O projeto do Programa de Cooperação Sul-Sul Brasil-OIT Justiça Social para o Sul Global tem o objetivo de que homens, mulheres, meninas e meninos nos países em desenvolvimento se beneficiem da promoção dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho a fim de contribuir para a realização das metas dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 5 - Igualdade de Gênero e ODS 17 - Parceria Global.

  3. Projeto Iniciativa Regional – Consolidação do progresso da Iniciativa Regional América Latina e o Caribe Livres de Trabalho Infantil

    1 Janeiro 2021 - 31 Dezembro 2024

    Por meio da Cooperação Sul-Sul, contribuir para a consolidação da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre de Trabalho Infantil e facilitar a implementação da Estratégia Regional para a Eliminação do Trabalho Infantil (2018-21/22-25) pelos seus Estados membros

  4. Projeto SCORE – Melhoria da produtividade e das condições de trabalho para Pequenas e Médias Empresas

    30 Novembro 2020 - 28 Novembro 2024

    O Projeto busca fortalecer as pequenas e médias empresas (PMEs) funcionários(as) de cadeias de valor selecionadas, para que alcancem maior produtividade e melhores condições de trabalho, por meio da introdução da metodologia Sustentando Empresas Competitivas e Responsáveis (SCORE, na sigla em inglês) da OIT. O foco inicial do projeto são as PMEs do setor têxtil e de confecções da Região Metropolitana de São Paulo, que concentra o maior polo dessa cadeia no Brasil.

  5. Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Infantil no Estado de Minas Gerais

    1 Agosto 2020 - 29 Agosto 2023

    O projeto visa contribuir para a prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil e ao trabalho escravo na cadeia produtiva do café no estado de Minas Gerais. Suas ações estão estruturadas em três eixos estratégicos: gestão do conhecimento; comunicação para a mudança social e fortalecimento da rede de prevenção e assistência às vítimas e vulneráveis ao trabalho escravo e trabalho infantil.

  6. Projeto Faces&Sustentabilidade

    19 Fevereiro 2020 - 19 Dezembro 2024

    O propósito do projeto é fomentar o desenvolvimento inclusivo e sustentável baseado na dignidade, no trabalho decente e na economia criativa.

  7. Projeto Cozinha&Voz

    2 Outubro 2017 - 31 Agosto 2023

    O Cozinha&Voz faz parte de um amplo Projeto de Promoção do Trabalho Decente para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, desenvolvido pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho, para promover oportunidades para que todas as pessoas possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Assim, com apoio da Casa Poema e da chefe de cozinha Paola Carosella, o projeto promove a empregabilidade de pessoas em situação de exclusão socioeconômica, capacitando-as para atuarem como assistente de cozinha

  8. Projeto Promoção do Trabalho Decente para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

    29 Setembro 2017 - 30 Setembro 2024

    O projeto tem por objetivo a atenção direta a grupos em situação de vulnerabilidade pela exclusão por causas diversas (racismo, sexismo, preconceito religioso, deficiência e outros). A estratégia central é desenvolver ações combinadas para aumentar a sua eficácia. Neste sentido, o projeto propõe iniciativas de formação profissional, aliadas à conscientização social, além de fortalecer outras habilidades, como expressão, autoestima e capacidade de planejamento de vida e carreira. As ações direcionadas aos grupos prioritários, às organizações de empregadores e trabalhadores e à sociedade aumentam as possibilidades da inclusão formal no trabalho, sua permanência e ascenção

  9. Projeto de Estruturação da Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás

    1 Janeiro 2017 - 30 Abril 2018

    O projeto visa contribuir para a promoção do trabalho decente, através do desenvolvimento de uma Agenda Regional de Trabalho Decente na região de Carajás, que engloba 39 municípios do sul e sudeste do Pará.

  10. Projeto Algodão com Trabalho Decente

    1 Maio 2015 - 30 Junho 2024

    O projeto tem o objetivo de contribuir para a promoção do trabalho decente nos países em desenvolvimento produtores de algodão, por meio da sistematização de experiências brasileiras, seu compartilhamento e adaptação em países interessados.