Projeto Cozinha&Voz

O Cozinha&Voz faz parte de um amplo Projeto de Promoção do Trabalho Decente para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, desenvolvido pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho, para promover oportunidades para que todas as pessoas possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Assim, com apoio da Casa Poema e da chefe de cozinha Paola Carosella, o projeto promove a empregabilidade de pessoas em situação de exclusão socioeconômica, capacitando-as para atuarem como assistente de cozinha


Contexto

A Convenção sobre Discriminação em Matéria de Emprego e Ocupação (No. 111) da OIT foi aprovada em 1958, na 42ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, ratificada pelo Brasil em 1965 e entrou em vigor no país, por meio do Decreto Legislativo, em 26 de novembro de 1966.

A Convenção busca formas de evitar a discriminação no ambiente de trabalho, discriminações essas que incluem “toda distinção, exclusão ou preferência fundada na raça, cor, sexo, religião, opinião política, ascendência nacional ou origem social, que tenha por efeito destruir ou alterar a igualdade de oportunidade ou de tratamento em matéria de emprego ou profissão”.

Desde que aderiu à convenção, o Brasil tem desempenhado um papel importante no respeito ao que pede a 111, com decisões que buscam dar o direito de igualdade ou equidade a todas, todes e todos na busca do Trabalho Decente. Em 2018, por exemplo, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as pessoas trans têm o direito de alterar o nome no registro civil para o que ele se identifica, independentemente de cirurgias ou decisões judiciais.

Mesmo assim, os dados demonstram que as pessoas LGBTQIA+ continuam sendo vítimas de discriminação e preconceito, as taxas de crimes de ódio com essa população se mantêm altas no Brasil e ainda poucas ações têm sido feitas para mudar isso. Segundo dados do Observatório da Diversidade e Oportunidades no Trabalho, da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), apenas 49 dos 5.570 municípios brasileiros possuíam conselho municipal de pessoas LGBTT em 2019.

Com pouca ou nenhuma proteção, a população LGBTQIA+ sofre com o estigma e a discriminação com base na orientação sexual, na identidade de gênero e nas características sexuais e, invariavelmente, essas pessoas têm os direitos à igualdade de oportunidades e aos direitos básicos do trabalho negados. As pessoas trans acabam sendo mais vulneráveis ainda. Enfrentam dificuldades sociais, econômicas, culturais ainda maiores para conseguir entrar no mercado formal de trabalho e se expõem mais ainda aos riscos de formas perigosas de trabalho, incluindo o tráfico de pessoas e trabalho escravo contemporâneo.

O Projeto

Lançado em 2017 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o projeto Cozinha & Voz nasceu de uma iniciativa para formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal de trabalho e em situação de exclusão socioeconômica.

O projeto conta com uma parceria voluntária da chef Paola Carosella, que apoiou o desenvolvimento de um currículo profissional básico em assistente de cozinha, que pode ser compreendido por, inclusive, pessoas com baixa escolaridade, com ensino fundamental incompleto.

O projeto focou em uma área onde não há a exigência de escolaridade mais elevada e, ao mesmo tempo, com grandes possibilidades de contratações, como é o caso de um profissional assistente de cozinha, que, também, possui algumas vantagens importantes trabalhistas como piso salarial maior que o mínimo, refeições no local e em muitos casos seguro saúde e odontológico. No processo de construção do curso, percebeu-se que uma das maiores dificuldades do público era a comunicação e a autoestima.

Por exemplo, por vezes, durante entrevistas de emprego, as pessoas trans não conseguiam se expressar, ou durante o período de experiência tinham dificuldade no relacionamento ou no cumprimento de normas básicas. Cabe ressaltar que esse padrão se repete também em outros grupos vulneráveis beneficiados pelo projeto.

Episódios como esse, fundamentalmente, refletem uma exclusão histórica. Desde a mais tenra idade das pessoas trans que as impede de ter uma vivência social integrada e compreender os símbolos e regras inclusive do mercado de trabalho, além de ter a tendência a acreditar que aqueles espaços não lhe pertencem.

Para fazer frente a esse desafio, o curso incluiu o módulo intitulado Voz, coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, da Casa Poema, responsáveis pela construção da metodologia de trabalho com foco na comunicação e expressão.

Em 2020, a crise causada pela pandemia e seus graves impactos sociais, na saúde e na economia, colocaram em evidência vulnerabilidades, exclusões e desigualdades que já existiam antes da COVID-19. No mundo do trabalho, esses efeitos atingiram de forma mais grave pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo aquelas com empregos menos protegidos e com baixos salários. Nesse contexto, é fundamental centrar esforços em grupos historicamente excluídos por conta de preconceito e discriminação em razão de características ou condições, como nacionalidade, raça/cor, da sua orientação sexual e identidade de gênero.

Com o início da pandemia em 2020, a OIT e o MPT adotaram uma estratégia digital para auxiliar e manter a preparação profissional e o suporte emocional de uma população extremamente vulnerável: pessoas trans e travestis que, como muitas pessoas, foram duramente afetadas pela pandemia e tiveram suas rendas reduzidas ou perdidas. A metodologia do curso presencial foi adaptada para a modalidade online, ministrada por meio de uma ferramenta de videoconferência. Assim, surgiu o web Cozinha&Voz, que contou com o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

A OIT tem sua missão histórica de promover o trabalho decente que só pode ser concretizado em uma sociedade onde todas as pessoas sejam livres para existir em toda sua identidade e potencialidade. As pessoas do grupo LGBTI+, especialmente as pessoas transexuais, são excluídas historicamente, o que torna sua inserção e permanência no trabalho mais difícil. A sociedade ganha com a inclusão de trabalhadores e trabalhadoras livres para exercer sua profissão, com criatividade e direitos.

Com o retorno das atividades em segurança, o curso voltou a ser promovido no formato presencial, mas valendo-se do aprendizado da pandemia para incluir módulos online e ampliar os conteúdos de aprendizagem.

Duração prevista

Outubro de 2017 – agosto de 2023

Objetivo geral

Promover a capacitação profissional e a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial pessoas trans, atravessadas pelas interseccionalidades de gênero e raça.

Objetivos específicos

Promover a capacitação profissional como assistente de cozinha, o ingresso e permanência no mercado de trabalho formal, e aperfeiçoar a inteligência emocional e a comunicação interpessoal de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Objetivo 1: Promover a capacitação profissional dos integrantes do projeto como assistente de cozinha.
Objetivo 2: Promover a comunicação interpessoal de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, usando a poesia e leitura de livros e incentivando os(as) atendidos (as) a ouvir a própria voz e reconhecer suas capacidades.
Objetivo 3: Promover e fortalecer a inteligência emocional na melhoria da qualidade de vida e na busca pelo Trabalho Decente.
Objetivo 4: Promover cursos complementares que auxiliem na entrada no mercado formal de trabalho da população em situação de vulnerabilidade.
Objetivo 5: Promover formas que auxiliem na permanência da população atendida no mercado formal do trabalho.
Objetivo 6: Fornecer bolsas para ajudar na permanência no curso e garantir alguma renda aos integrantes do curso, especialmente durante a pandemia da COVID-19.

Grupos populacionais beneficiados

Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de exclusão do mercado de trabalho, como a população LGBTQIA+, em especial homens e mulheres trans e travestis, , pessoas negras, quilombolas e pessoas egressas do sistema penal.

Estratégia de implementação

O Cozinha&Voz está estruturado em dois componentes técnicos cruciais para o alcance dos objetivos do projeto. O componente “Cozinha” conta com a chef Paola Carosella, que é a coordenadora técnica e responsável por revisar e apoiar a metodologia dos cursos, e com o apoio de Neide Rigo e outras profissionais convidadas. As aulas ensinam as aptidões básicas requeridas para o trabalho em uma cozinha de restaurante, como manipulação de resíduos, estocagem de alimentos, técnicas para o preparo de saladas, peixes, frango, carne e legumes, além de limpeza e postura.

Coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, da Casa Poema, o componente “Voz” é composto por oficinas, nas quais alunos, alunes e alunas, por meio da poesia, desenvolvem e aperfeiçoam a inteligência emocional, a autoconfiança e a comunicação interpessoal, como habilidades a serem utilizadas no trabalho e na vida, como por exemplo, uma entrevista de emprego ou uma apresentação em público.

O curso dura cerca de dois meses. O Projeto mobiliza ainda empresas para apoiar na empregabilidade das(os) egressas(os) do curso, uma das fases mais difíceis, já que é impossível garantir uma vaga de trabalho. Cada edição busca articular com organizações locais de empregadores e com grupos de empresas ou associações para aumentar as possibilidades de emprego.

É importante destacar a parceria com o SEBRAE, que ofereceu curso de empreendedorismo, já que boa parte das pessoas mencionaram que queriam ser autônomas. Outro ponto de destaque foram as reuniões com empresas e a ABRASEL para apresentar o projeto e gerar o interesse na contratação de pessoas egressas do Cozinha&Voz, mesmo durante a pandemia.

A partir de 2021, o projeto PRIDE ampliou a metodologia Cozinha&Voz, por meio de uma abordagem dirigida às pessoas LGBTQIA+.
Desde o lançamento, o projeto Cozinha&Voz avançou pelo Brasil e formou mais de 584 pessoas em diversas regiões do país. Deste total, 362 pessoas compareceram ao projeto presencialmente entre 2017 a 2019 e em 2022, e 180 pessoas o assistiram virtualmente em sua versão web entre 2020 e 2021.

Cerca de 70% das pessoas que participaram do Cozinha&Voz estão empregadas em empresas ou montaram o próprio negócio no setor de gastronomia.

2017:
São Paulo (SP)
Projeto piloto, com foco em pessoas trans e travestis. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

2018:
Comunidade do Calabar, Salvador (BA)
Projeto com foco em jovens em situação de vulnerabilidade. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.


Goiânia (GO)
Projeto com foco em pessoas trans e em mulheres egressas do sistema prisional e sobreviventes de violência doméstica.O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal de trabalho e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.


Campo Grande (MS)

São Paulo (SP)
Projeto com foco em pessoas trans e travestis. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

2019
:
Porto Velho (RO)
Pessoa Trans e mulheres vítimas de violência. Projeto com foco em pessoas trans e travestis. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

Cozinha&Voz DF
Projeto com foco em pessoas trans e travestis. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

Rio de Janeiro (RJ)
Projeto com foco em pessoas trans e travestis. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

2020:
Cozinha&Voz Web (3 turmas)
Em 2020, com a pandemia da COVID-19, a metodologia do projeto foi adaptada para um formato virtual remoto para oferecer treinamento de habilidades para pessoas trans, muitas das quais tiveram suas rendas substancialmente impactadas pela pandemia.

Foram organizada três turmas, reunindo um total de 170 alunos e alunas de seis estados e do Distrito Federal, com 643 horas/aula de música, poesia, dança e gastronomia, 108 horas de orientação profissional e 335 horas de palestras com analistas do Sebrae e especialistas, entre eles, mais de 10 representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A versão web do projeto Cozinha&Voz foi essencial para seguir com a promoção de capacitação contínua de grupos populacionais vulneráveis, apesar das restrições de mobilidade e do isolamento social adotados por causa da pandemia de COVID-19. As alunas, alunes e alunos receberam uma bolsa durante o curso, com a contrapartida de participar dos cursos e permanecer em isolamento exigido para conter a pandemia.


2022:
Cozinha&Voz Quilombolas Maragogipe (BA)
Projeto com foco nos quilombos do Recôncavo Baiano. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

Cozinha&Voz Guainases (SP)
Projeto com foco em mulheres periféricas e sobreviventes de violência doméstica. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio. Durante o curso, foram feitas também oficinas de afro-danças.

Cozinha&Voz Quilombos Urbanos – Rio de Janeiro (RJ)
Projeto com foco nos quilombos urbanos Camurin (em Vargem Grande), Ferreira Diniz e Cafunda Astrogilda, do Rio de Janeiro. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio. Durante o curso, foram feitas também oficinas de afro danças


Cozinha&Voz Rio de Janeiro (RJ)
Projeto com foco em pessoas trans. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal. Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

Cozinha&Voz ABC- Santo André (SP)

Projeto com foco em pessoas trans de Santo André, São Bernardo e São Caetano. O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

2023:
Cozinha&Voz Macapá (AP)
Projeto com foco em pessoas trans . O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.


Cozinha&Voz João Pessoa e Campina Grande (PB)
Projeto com foco em pessoas trans . O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

Cozinha&Voz Belém (PA)
Projeto com foco em pessoas trans . O objetivo foi formar tecnicamente pessoas que estavam fora do mercado formal e em situação de exclusão, juntamente com ações de fortalecimento do desenvolvimento pessoal.

Foi dividido em dois componentes: o componente “Voz”, por meio de conjunto de atividades para melhorar a autoestima, habilidades, forma de se expressar com foco na preparação e postura em entrevistas e no componente "Cozinha", foi proporcionada a formação profissional como assistente de cozinha, para atuar em restaurantes, hotéis ou empreender no próprio negócio.

ODS relacionados ao projeto


Este projeto contribui para atingir os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no Brasil:

Localidade e/ou países de implementação

Nacional

Parceiros institucionais

  • Ministério Público do Trabalho (MPT)
  • Àwúre Quilombolas
  • Casa Poema
  • Chef Paola Carosella

Parceiros do sistema ONU

  • Programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS)

Apoiadores

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
  • Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj)
  • Instituto De Desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense – IDANNF
  • Terreiro Ilê Alabaxé de São Miguel Arcanjo
  • Faculdade HOTEC
  • Txai Consultoria e Educação
  • EMEF Madre Joana Angélica de Jesus
  • Instituto +Diversidade
  • Casa Neon Cunha
  • Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras(CUT)
  • Confederação Nacional da Indústria (CNI)
  • Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
  • Serviço Social do Comércio (SESC)

Unidade e coordenador(a) responsável:

Promoção de pessoas em situação de Vulnerabilidade e PRIDE.

Contato(s):

Coordenação: Thaís Faria (faria@ilo.org)
Oficiais de Projeto: Diego Calixto (calixto@ilo.org); Paula Fonseca (fonsecap@ilo.org).

Recursos de comunicação

Vídeos
Formatura da primeira turma do Cozinha&Voz web

Cozinha&voz: série "dando a voz", com: 
Reportagens