Notícias

maio 2019

  1. OIT: iniciativa latino-americana contra trabalho infantil é exemplo de cooperação Sul-Sul

    3 de Maio de 2019

    Em evento paralelo à Conferência da ONU sobre Cooperação Sul-Sul, realizada em Buenos Aires, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lembrou avanços da América Latina e Caribe na erradicação do trabalho infantil. Nos últimos 20 anos, segundo a agência da ONU, países da região tiraram 9,5 milhões de crianças e adolescentes de situações de exploração laboral.

  2. Pureza: uma maranhense na linha de frente contra o trabalho escravo no Brasil

    1 de Maio de 2019

    No mês em que o Brasil comemora a abolição da escravatura, em 13 de maio, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a ONG Repórter Brasil, lembra o ativismo da maranhense Pureza Lopes Loiola, que passou três anos à procura do filho Abel, desaparecido em 1993 após ser aliciado por agentes do trabalho escravo. Pureza percorreu o interior do Maranhão e do Pará, numa peregrinação por garimpos, carvoarias, madeireiras e plantações. À época, o Estado brasileiro ainda não reconhecia a existência de formas análogas à escravidão. Assista ao vídeo aqui.

abril 2019

  1. OIT premia iniciativa regional para combater trabalho infantil na América Latina

    24 de Abril de 2019

    A Iniciativa Regional América Latina e o Caribe Livres de Trabalho Infantil recebeu o “Prêmio Inovação” da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em reconhecimento à sua contribuição na promoção do trabalho decente. As brasileiras Fernanda Barreto Ribeiro e Maria Cláudia Mello da Silva Falcão, coordenadoras de programas da OIT e integrantes da Secretaria Técnica da Iniciativa, receberão em maio o prêmio na sede da Organização, em Genebra.

janeiro 2019

  1. Peru, Brasil e OIT promoverão trabalho decente na cadeia de produção de algodão

    8 de Janeiro de 2019

    Por meio da cooperação Sul-Sul, os dois países com assistência técnica da OIT, trabalharão na prevenção e erradicação do trabalho infantil e forçado, no setor do algodão e na inclusão produtiva, com foco na capacitação e no emprego de jovens e mulheres.

julho 2018

  1. Mais da metade dos trabalhadores na América Latina não contribui para a seguridade social

    27 de Julho de 2018

    Novo relatório da OIT destaca os avanços na cobertura da proteção social na região, mas alerta para a necessidade de enfrentar as lacunas que persistem e os desafios criados pelo futuro do trabalho.

junho 2018

  1. © Trinity Care Foundation 2019

    OIT pede ação urgente para prevenir crise global da economia de cuidado

    28 de Junho de 2018

    Novo relatório da OIT destaca políticas inadequadas ao aumento da demanda na economia de cuidado e quantifica seu peso sobre as mulheres.

  2. Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

    11 de Junho de 2018

    Em 2018, o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12 de junho) e o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) se unem em uma campanha conjunta para eliminar o trabalho infantil e melhorar a segurança e saúde dos jovens trabalhadores.

maio 2018

  1. Quebrando paradigmas, derrubando preconceitos: a inclusão de pessoas transexuais no mercado de trabalho

    29 de Maio de 2018

    Realizado pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da chef Paola Carosella e de seu sócio e empresário Benny Goldenberg, projeto de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho formal conclui sua 2ª edição com grandes resultados.

  2. © EBC 2019

    Mais da metade dos idosos latino-americanos não recebe aposentadoria de sistemas contributivos

    24 de Maio de 2018

    A falta de aposentadoria de um sistema contributivo afeta mais da metade dos homens e, sobretudo, das mulheres com mais de 60 anos na América Latina, principal fator que os mantêm ativos no mercado de trabalho. A conclusão é de nova publicação da CEPAL e da OIT.

  3. © Abbie Trayler-Smith / H6 2019

    Impacto da AIDS na força de trabalho custa bilhões em ganhos perdidos, diz OIT

    23 de Maio de 2018

    Novo relatório da OIT destaca o custo que o HIV e a AIDS continuam a ter sobre a força de trabalho e suas implicações econômicas e sociais.