Notícias

novembro 2014

  1. Trabalho decente, discriminação no trabalho e responsabilidade social são temas de curso para administradores de empresas

    27 de Novembro de 2014

    Cerca de 35 administradores de empresas filiados ao Conselho Federal de Administração (CFA) participaram de uma capacitação sobre direitos humanos e trabalho decente em Brasília, realizada em parceria com a OIT, no começo de novembro.

  2. Desnaturalização de mitos é chave para o combate à discriminação de gênero no mundo do trabalho

    25 de Novembro de 2014

    Durante Oficina do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, a Diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, apresentou dados que desmistificam a noção de que os custos da mão de obra feminina são superiores aos da masculina.

  3. “O trabalho é a principal via pela qual os frutos do desenvolvimento podem chegar até as pessoas”, diz Diretora da OIT no Brasil

    25 de Novembro de 2014

    A afirmação foi feita durante o seminário Um Mundo sem Pobreza: “Mas não é qualquer trabalho que consegue cumprir esta função. É preciso que se trate de um trabalho decente, ou seja, realizado em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade".

  4. Garantia de direitos e oportunidades de trabalho decente para migrantes em foco

    17 de Novembro de 2014

    "O desafio é regular a migração de tal forma que ela possa servir como uma força para o crescimento e a prosperidade, tanto nos países de origem quanto nos países de destino, além de proteger e beneficiar os trabalhadores migrantes", disse Laís Abramo.

  5. Desemprego pode cair para 6% na América Latina e no Caribe, apesar da escassa criação de postos de trabalho

    13 de Novembro de 2014

    SANTIAGO – O desenvolvimento pouco favorável das economias latino-americanas e caribenhas no segundo semestre de 2014 não impedirá que o desemprego urbano regional diminua ligeiramente este ano para até 6%, em comparação com a taxa de 6,2% registrada em 2013, afirmaram a CEPAL e a OIT.

  6. Promoção da igualdade de oportunidades e combate à discriminação no trabalho são temas de curso para magistrados do trabalho

    12 de Novembro de 2014

    O princípio da igualdade de oportunidades e tratamento e a não discriminação no emprego e na profissão foram os temas centrais de um curso realizado em Brasília pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em parceria com a OIT, nos dias 28 e 29 de outubro.

  7. OIT destaca direitos sindicais em congresso internacional de direitos humanos

    12 de Novembro de 2014

    “Os direitos do trabalho, coletivos e individuais, são indiscutivelmente vinculados e reconhecidos como parte do sistema internacional de direitos humanos”, disse o Diretor-Adjunto do Escritório da OIT no Brasil, Stanley Gacek, em Florianópolis.

  8. OIT: emprego informal em micro e pequenas empresas na América Latina chega a 60%

    11 de Novembro de 2014

    São necessárias estratégias abrangentes para promover a formalização das pequenas unidades produtivas, onde é gerada a maioria dos empregos na região. Reduzir a informalidade também deve ser um bom investimento para as empresas, afirma nova publicação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que apresenta os casos do Brasil, Chile, Colômbia e Costa Rica.

outubro 2014

  1. "Declaração de Lima" da OIT pede que combate à desigualdade seja feito através do trabalho decente

    17 de Outubro de 2014

    "É muito importante enviarmos das Américas para o mundo uma mensagem comum, tripartite, de que não há desenvolvimento que mereça o adjetivo humano sem trabalho decente", disse o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, ao final da 18ª Reunião Regional Americana.

  2. América Latina e Caribe redobram esforços contra o trabalho infantil

    15 de Outubro de 2014

    "Temos 12,5 milhões de razões para avançar na erradicação do trabalho infantil", afirmou o Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, por ocasião do lançamento de uma nova iniciativa regional durante a 18ª Reunião Regional Americana da OIT em Lima.